Avançar para o conteúdo principal

Webinar - BIM nas Autarquias

 Webinar - BIM nas Autarquias


Acaba por se concluir o mesmo, estamos atrasados, e não temos legislação para iniciar a sério a implementação do BIM. Iniciar enquanto outros países com os quais queremos competir estão bastante adiantado.


Algumas transcrições do Webinar, na medida do possível, do que parecem ser ideias importantes . De qualquer modo assistam ao vídeo, deixo o link mais abaixo.


Introdução

Estamos com o Plano de Recuperação e Resiliência, e na Assembleia da República aprovou-se a 12ª revisão do Código da Contratação Pública. Se fizer uma busca ao documento por "BIM" ou qualquer expressão semelhante nada encontra. Não há nenhuma referência à implementação progressiva da solução BIM.


Não há legislação de suporte à implementação BIM em tudo o que seja contratos públicos. É um retrocesso civilizacional em relação ao resto da Europa.


O código da Contratação Pública promove os preços mais baixos, o que leva também a salários mais baixos. Não se promove a qualidade.


Nas autarquias não há uma forma de apresentação uniforme dos projectos.


Apresentação do Guia Compreensivo para a Implementação do BIM, CT197BIM

Recurso a formatos abertos - IFC.


Documentos sobre os processos colaborativos BIM nas áreas do sector da construção:

  • EN ISO 19650-1 Do ponto de vista dos princípios.
  • EN ISO 19650-2 Do ponto de vista da fase do projecto e construção
  • EN 17412-1 Level of Information Need, Nível de Informação Necessária. É a quantidade qualidade e granularidade da informação nas trocas de informação entre os diversos actores no contexto do projecto.


  • EN ISO 19650-3 Do ponto de vista da gestão de activos.
  • EN ISO 19650-5 Do ponto de vista da gestão da segurança.


O EUBIM serviu de inpiração ao Guia do BIM nas Autarquias.



Documentação produzida em Portugal pela CT197BIM, através do IPQ.

Guia de contratação BIM, e já submetidos ao IPQ, Plano de Execução BIM e Regras para a modelação de Objectos BIM.

Através do levantamento das competências das Autarquias poderemos ter uma ideia de como implementar o Guia.


Rumo à implementação do BIM há 4 vertentes:

Legislação, normas e contratos.

Tecnológicos.

Processos.

Pessoas e competências.


Por exemplo uma ideia seria a submissão do ficheiro IFC de uma construção e de forma automatizada ter uma resposta, uma pré aprovação após um automatismo verificar uma série de regulamentos. Também o técnico camarário teria ferramentas para automatizar a verificação dos vários regulamentos.



Mesa redonda

O sector público é crucial para o incentivo à mudança.

Tudo isto é um investimento que não envolve uma obra física, torna-se mais difícil mensurar e explicar.


As empresas não estariam preparadas caso as Autarquias exigissem hoje o processo em BIM. Não há formação nem preparação por exemplo de bibliotecas para os ficheiros.


O talento digital tem de andar a par com o talento nas áreas que dominam na sua actividade.


A digitalização fica por vezes travada na legislação existente.


O projecto será mais caro, poupa-se na fase de execução e posteriores. No total poderá ficar mais barato 20%.



Promovido pela Ordem dos Engenheiros.

"https://www.youtube.com/watch?v=SaQXrRPRlgc&t=1368s"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...

Python - Automatização em ISPOL

Python - Automatização em ISPOL Com o uso de PyAutoGui podemos automatizar tarefas repetitivas no ISPOL ISTRAM. No trabalho actual, é necessário converter mais de 300 ficheiros. Já houve um trabalho prévio de ler e transformar dados de directrizes em Excel para ficheiros compatíveis com a conversão presente. Este trabalho prévio foi também feito com programação. Tendo os muitos ficheiros com formato TXT que o ISPOL pode ler e converter para CEJ, é necessário ir ao menu de Conversores do ISTRAM e digitar os dados para ler a localização dos ficheiros, número de eixo etc... um trabalho repetitivo. Sendo repetitivo uma hipótese que deve surgir é se existe forma de automatizar / programar. O ISTRAM ISPOL não permite o uso de plugins (como o CAD), por tanto a via seria pela automatização dos movimentos. O pacote PyAutoGUI para Python permite esta simulação de movimentos. https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/ Basicamente "guiamos" o cursor para onde deve clicar e o que introdu...

Kinematic Envelope - Vários exemplos

Kinematic Envelope - Vários exemplos Adiciono uma pequena lista de desenvolvimentos sobre o assunto de Gabaritos ferroviários. Para mais informação veja outros posts. AECOM Desenvolvimento no Civil 3D ao que parece, com dynamo. Não se percebe com que norma. https://youtu.be/BdRDICErJJ8?si=0MD8xGx_W1PCG5dP Mehdi Taheri Plataforma independente, não se conhece sobre que normativa. https://www.youtube.com/watch?v=LXUusfK25bs 12D Provavelmente é algo similar à AREMA, 12D é uma empresa da Austrália, creio https://www.youtube.com/watch?v=OQnaDt7IOXw