Avançar para o conteúdo principal

Webinar - BIM nas Autarquias

 Webinar - BIM nas Autarquias


Acaba por se concluir o mesmo, estamos atrasados, e não temos legislação para iniciar a sério a implementação do BIM. Iniciar enquanto outros países com os quais queremos competir estão bastante adiantado.


Algumas transcrições do Webinar, na medida do possível, do que parecem ser ideias importantes . De qualquer modo assistam ao vídeo, deixo o link mais abaixo.


Introdução

Estamos com o Plano de Recuperação e Resiliência, e na Assembleia da República aprovou-se a 12ª revisão do Código da Contratação Pública. Se fizer uma busca ao documento por "BIM" ou qualquer expressão semelhante nada encontra. Não há nenhuma referência à implementação progressiva da solução BIM.


Não há legislação de suporte à implementação BIM em tudo o que seja contratos públicos. É um retrocesso civilizacional em relação ao resto da Europa.


O código da Contratação Pública promove os preços mais baixos, o que leva também a salários mais baixos. Não se promove a qualidade.


Nas autarquias não há uma forma de apresentação uniforme dos projectos.


Apresentação do Guia Compreensivo para a Implementação do BIM, CT197BIM

Recurso a formatos abertos - IFC.


Documentos sobre os processos colaborativos BIM nas áreas do sector da construção:

  • EN ISO 19650-1 Do ponto de vista dos princípios.
  • EN ISO 19650-2 Do ponto de vista da fase do projecto e construção
  • EN 17412-1 Level of Information Need, Nível de Informação Necessária. É a quantidade qualidade e granularidade da informação nas trocas de informação entre os diversos actores no contexto do projecto.


  • EN ISO 19650-3 Do ponto de vista da gestão de activos.
  • EN ISO 19650-5 Do ponto de vista da gestão da segurança.


O EUBIM serviu de inpiração ao Guia do BIM nas Autarquias.



Documentação produzida em Portugal pela CT197BIM, através do IPQ.

Guia de contratação BIM, e já submetidos ao IPQ, Plano de Execução BIM e Regras para a modelação de Objectos BIM.

Através do levantamento das competências das Autarquias poderemos ter uma ideia de como implementar o Guia.


Rumo à implementação do BIM há 4 vertentes:

Legislação, normas e contratos.

Tecnológicos.

Processos.

Pessoas e competências.


Por exemplo uma ideia seria a submissão do ficheiro IFC de uma construção e de forma automatizada ter uma resposta, uma pré aprovação após um automatismo verificar uma série de regulamentos. Também o técnico camarário teria ferramentas para automatizar a verificação dos vários regulamentos.



Mesa redonda

O sector público é crucial para o incentivo à mudança.

Tudo isto é um investimento que não envolve uma obra física, torna-se mais difícil mensurar e explicar.


As empresas não estariam preparadas caso as Autarquias exigissem hoje o processo em BIM. Não há formação nem preparação por exemplo de bibliotecas para os ficheiros.


O talento digital tem de andar a par com o talento nas áreas que dominam na sua actividade.


A digitalização fica por vezes travada na legislação existente.


O projecto será mais caro, poupa-se na fase de execução e posteriores. No total poderá ficar mais barato 20%.



Promovido pela Ordem dos Engenheiros.

"https://www.youtube.com/watch?v=SaQXrRPRlgc&t=1368s"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...