Avançar para o conteúdo principal

BIM - Léxico

BIM - Léxico e referências

(BIM Glossary Terms and references)

Nesta página vou colocar algumas referências sobre o Léxico usado em BIM e outras informações gerais que podem ser úteis.

Estará em constante revisão e adição.


BIM - O BIM (Building Information Modelling) não é um software, e nem é (apenas) uma modelação 3D. O BIM deve ser encarado como um método, uma metodologia como aparece muitas vezes. É uma forma de trabalhar para tentar industrializar os processos de construção, desde o planeamento de um projecto até à demolição do activo construído desse projecto. Uma metodologia colaborativa de trabalho, e uma tecnologia que integra junto com o modelo 3D de um edifício ou via de comunicação (entre outras opções) uma série de informação associada, podem ser as medições, custos, documentação ...

Segundo a norma ISO19650, BIM é o uso de uma representação digital partilhada.

https://www.iso.org/standard/68078.html


BEP - BIM Execution Plan, Plano de Execução BIM, é um plano para explicar e detalhar como será implementado o BIM, como serão implementados os processos, a informação e modelagem, por exemplo. Mapear os processos, transformar o Plano BIM num documento que se entenda.


LOD - Level of Development ou Level of Detail. Nível de Informação gráfica.

Em inglês o significado da sigla pode ser duplo, como escrevi ao início da frase, pode ser entendido Level of Development como o nível de informação dada ao elemento (geometria; especificações; informação) e que proporciona um certo nível de informação à saída.  E o Level of Detail como o  detalhe embutido no modelo.

Tradicionalmente podem-se considerar 5 níveis para o LOD, com aumento de detalhe do menor para o maior:

    100    200    300    400    500

Sendo o 500 reservado para o "as build".

(aplicável e Reino Unido) LOD1 a LOD7, conteúdo gráfico do modelo. E o LOI conteúdo não gráfico do modelo nas fases do projecto. A combinação do LOD e LOI é conhecida como o LoMD Level of Model Definition, segundo a PAS1192-2.

LOD = LOI + LOG


LOG - Level of Geometry. Nível de detalhe geométrico. Por exemplo a EMCS 4.0 estabelece 5 níveis diferentes de detalhes LOG 1 a LOG 5, desde a representação esquemática ou simbólica até à representação de detalhe do fabricante.

LOI - Level of Information. Nível de informação escrita. Por exemplo especificações de materiais.


EMCS - Extended MEP Content Standard. Descreve as partes necessárias para obter um conteúdo de qualidade. Por exemplo convenções para nomes; regras para as principais propriedades de familias Revit ...


PAS1192-2 - is the Specification for information management for the capital/delivery phase of construction projects using building information modelling. It is sponsored by the Construction Industry Council (CIC) and published by The British Standards Institution. It came into effect on 28 February 2013.


IFC - Industry Foundation Classes, é um formato de ficheiro aberto que tem como objectivo permitir o intercâmbio de dados e de informação, sem perdas, permitindo assim a interoperabilidade entre diversos softwares.


Modelo - Informação virtual criada num software onde está toda a informação necessária à construção.


Implantação - Adopção mais repentina da nova tecnologia.


Implementação - Adopção de maneira gradual e mais sustentável da nova tecnologia.


Classes - É a classificação de objectos segundo o padrão IFC adoptado. Por exemplo IfcColumn IfcReinforcingBar IfcBuildingElements IfcWallStandardCase IfcSlab


Família - São classes de elementos de uma categoria, uma família agrupa elementos com propriedades comuns de uso semelhante e representação gráfica semelhante. Usam-se por exemplo em Revit para electrodomésticos ou mobiliário. Geralmente são objectos já modelados pelas marcas que os produzem em 3D com propriedades atribuídas.

Ainda sobre o Revit um elemento estrutural pode ser classificado por Categoria; Família e Tipo.

Categoria - Pilares

Família - Pilares retangulares; Pilares circulares

Tipo - Pilar rectangular de 200 mm x 300 mm; Pilar rectangular de 200 mm x 200 mm; Pilar circular de ...

 

AEC - Arquitectura, Engenharia e Construção. Termo muito utilizado para referir as áreas de arquitectura, Engenharia e construção.


AECO - Arquitectura, Engenharia, Construção e Operação.


CAD - Computer Assisted/Aided Design.


Clash Detection - Detecção de interferências / conflitos. Detecção de conflitos entre elementos da mesma ou de várias disciplinas no modelo.


COBie - Construction Operation Building information exchange.


MEP - Mechanical Electrical and Plumbing


MVD - Model View Definition. É um sub-nível do IFC que coincide com determinado critério ou fluxo de informação.


CDE - Common Data Environment. Repositório centralizado de informação requirido para o BIM nível 2 (4D e 3D). O CDE junta gere e distribui documentos relevantes (validados) para as várias disciplinas.


EIR -
 Employer’s Information Requirements. Documento que explica os requirimentos do empregador ao encomendar serviços. Que níveis de detalhe de modelação, formação e competências, sistemas de gestão, formatos de troca de informação ...


IDM - Information Delivery Manual. É um documento que define que informação deve ser fornecida em cada fase do processo. Define as regras de troca de informação no projecto e informação requierida e processos.


BIM level:

    BIM Level 0 - Corresponde ao CAD

    BIM Level 1 - Corresponde ao 2D e 3D

    BIM Level 2 - Corresponde ao BIMs, 4D e 5D

    BIM Level 3 - Corresponde ao iBIM, (4D e 5D +) 6D 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

Desenho de secções tipo em CSharp - Autocad

Desenho de secções tipo em CSharp - Autocad O desenho de secções tipo, parece uma tarefa fácil, mas tem a possibilidade de carregar erros acumulados. Exemplo de secção tipo Por vezes as secções tipo são reaproveitadas para outro desenho, havendo a possibilidade de acumularem erros. Por outro lado o desenho de uma secção tipo de raiz implica um trabalho que nem sempre tem justificação. Assim um programa que desenhe ou monte estas secções de forma correcta e sem muita intervenção do utilizador pode ser útil. Estive previamente a par do desenvolvimento em CSharp, a desenvolver algo semelhante em Javascript usando a API do Autocad. Os resultados claro que são melhores em CSharp, com uma maior potência. Gostaria de desenvolver algo independente dos softwares finais a usar, mas isso logo veremos. No presente caso é necessário usar o Visual Studio, para criar os forms / Janelas etc... O código torna-se mais complexo. O menu inicial e as restantes janelas são relativamente simples, graficament