Avançar para o conteúdo principal

Xubuntu - PC com especificações fracas

Xubuntu - PC com especificações fracas

Hoje trago uma pequena amostra do sistema operativo Xubuntu, uma distribuição Linux de base Ubuntu, leve e livre.

Não serve para toda a gente, pois ainda não é tão fácil de usar como um Windows 10, embora já o seja digamos a 90%, e tem como grande vantagem a velocidade que se obtém na mesma máquina em comparação ao Windows, e o pouco espaço que ocupa. Apenas com a instalação do Windows 10, e as suas actualizações (o Win10 vem por defeito neste PC), fico com o disco esgotado.


Especificações do PC:

    Intel® Celeron® CPU N3050 @ 1.60GHz

    2Gb Ram 32Gb emmc


Primeiro um aspecto geral do ambiente de trabalho, nada de chocante em relação a outros sistemas operativos.


Com tudo o que preciso para "trabalhar" minimamente sobra ainda 2,5Gb livres.


Uso o LibreOffice, que substitui na maior parte das coisas o MicrosoftOffice. Também abre e grava ficheiros do MS Office em formato xlsx e docx ...


Na secção de multimédia, tenho programas para editar áudio e vídeo.


No separador de Gráficos, tenho alguns programas de CAD, e de edição de imagens.

Uma das coisas que mais pode assustar os utilizadores que migrem do Windows, é a instalação de pacotes / software. Realmente muita coisa instala-se pela linha de comandos. A maior parte dos softwares que podem ser necessários, têm um site, e nele uma explicação da instalação, basicamente basta fazer um copy paste das instruções. Outra alternativa são os programas que gerem os repositórios, que funcionam de forma muito semelhante a uma loja de aplicações, sendo o processo de instalação e desinstalação igual a um Windows.



Em falta poderiam estar programas com capacidades iguais a um Autocad (versão lt por exemplo), o DraftSight cumpria bem essa função, mas parece que agora é pago. Os que tenho nstalados agora, como o Freecad e o LibreCad não se equivalem ao Autocad.


Para programação, em linguagens web (html css javascript) e Python, é igual a um sistema Windows.

Com a progressiva implementação de webapps, como é o caso do MS Teams e Outlook, praticamente passa a ser indiferente o Sistema Operativo com que se trabalha. Claro que para aplicações muito específicas, Autocad, BIM, Photoshop (nem tanto) é ainda necessário um sistema Windows, e também para jogos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se