Avançar para o conteúdo principal

Sugestão para se falar de BIM na TV

Sugestão para se falar de BIM na TV

Costumo ver o programa Falar Global com Paulo Portas na TVI aos Domingos.

Por diversas vezes PP  falou da produtividade, e no Domingo falou mais uma vez. Lembrei-me eu de lhe sugerir a ausência da metodologia BIM no Plano de Resiliência e nas recentes legislações relacionadas com a contratação estatal.

O não é garantido, e pode ser que a coisa resulte em alguma impulsão para o sector.

De seguida o email enviado e no final o gráfico que anexei com a produtividade comparada entre a Indústria e a Construção.



Então aqui fica a ideia entre o resumido e o completo.


Como fala de produtividade, e com razão, e do vindouro PRR... Aproveito para chamar a atenção da produtividade na Indústria da Construção ser baixa. Ser por exemplo, baixa em relação às restantes "indústrias". Esta não obteve ganhos de produtividade significativos, ao contrário de outras indústrias onde a automatização dos processos; digitalização etc foram factores decisivos.


Há alguns anos que se fala da Metodologia BIM, que não é mais que uma digitalização de todo o processo de construção, desde o estudo inicial à manutenção e demolição de um edifício (ou estrada ou outra instalação). Desta metodologia também faz parte uma troca intensa de comunicação entre todos os intervenientes, desde o empreiteiro até às autarquias. O objetivo é reduzir custos evitando erros que só seriam observáveis em obra, onde é mais caro corrigir esses erros. Bem como ter medição de quantidades e respectivos custos mais exactos.

Tudo isto pode ser lido em vários sites dedicados ao BIM.


Em Portugal, não há muito, para não dizer quase nada. Sei que há uma comissão técnica, que parece estar adormecida:

http://www.ct197.pt/

E algumas iniciativas de empresas. 


Mas por exemplo no novo Código dos Contratos Públicos não qualquer referência a isto. também pode consultar a Ordem dos Arquitetos, ou a Ordem dos Engenheiros, ou a Ordem dos Engenheiros Técnicos para obter mais informação sobre este tema.


Ou seja a implementação desta metodologia, que muitos países estão a adoptar a todo vapor, por exemplo espanha, outros países da Europa e da LATAM... está-nos a passar ao lado. Seria uma óptima oportunidade para modernizar e digitalizar estes processos de construção e licenciamento. E talvez uns orçamentos mais transparentes. Haveria que envolver várias entidades estatais, desde logo as autarquias mas não só. Esta iniciativa deveria partir do Estado para o sector privado.


Alguma questão disponha.


Obrigado.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...