Avançar para o conteúdo principal

Consola de sinalização

Consola de sinalização

Trago uma curiosa foto de sinalização ferroviária.

Primeiro, a isto chama-se consola de sinalização?


Por acaso não tenho acesso agora a um conjunto de documentos que poderia consultar para aferir o nome correcto.

De qualquer modo não deixa de ser uma construção curiosa. Por debaixo da consola seguem vários cabos da catenária, e repare-se que tem um passadiço.


A catenária segundo o Léxico REFER:

CATENÁRIA Linha aérea formada por um ou mais fios de contacto e um ou mais condutores longitudinais que, suportando mecanicamente aqueles, têm também função de transporte de energia eléctrica. Num sentido restrito, designa-se por catenária o conjunto formado por cabo suporte, fio de contacto e pêndulos. Considera-se englobadas nesta designação as linhas aéreas constituídas apenas por fio de contacto.


A IP, dispõe de vários sistemas de catenária, de acordo com as velocidades de projecto:

LP10 para velocidades de até 120 km/h

LP12 para velocidades de até 220 km/h

E está a desenvolver o sistema LP300 para velocidades até 300 km/h


A nova catenária, batizada com o nome "LP300", tem as seguintes características principais:

  • Sistema de electrificação: 25 kV / 50 Hz;
  • Velocidade máxima de serviço: 300 km/h;
  • Fio de contacto: 150 mm2 tracionado a 20 kN;
  • Cabo de Suporte: 65 mm2 tracionado a 14 kN;
  • Altura nominal do fio de contacto: 5,30 m;
  • Braço de chamada curvo com 1300 mm de comprimento.

https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/centro-de-imprensa/ip-engenharia-empresa-do-grupo-ip-desenvolve-catenaria-para-300-kmh


Esquema da catenária:


https://www.caruspinus.pt/wp-content/uploads/2019/08/2019_07_26_apresentacao_lbeiraalta_final.pdf

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se