Consola de sinalização

Consola de sinalização

Trago uma curiosa foto de sinalização ferroviária.

Primeiro, a isto chama-se consola de sinalização?


Por acaso não tenho acesso agora a um conjunto de documentos que poderia consultar para aferir o nome correcto.

De qualquer modo não deixa de ser uma construção curiosa. Por debaixo da consola seguem vários cabos da catenária, e repare-se que tem um passadiço.


A catenária segundo o Léxico REFER:

CATENÁRIA Linha aérea formada por um ou mais fios de contacto e um ou mais condutores longitudinais que, suportando mecanicamente aqueles, têm também função de transporte de energia eléctrica. Num sentido restrito, designa-se por catenária o conjunto formado por cabo suporte, fio de contacto e pêndulos. Considera-se englobadas nesta designação as linhas aéreas constituídas apenas por fio de contacto.


A IP, dispõe de vários sistemas de catenária, de acordo com as velocidades de projecto:

LP10 para velocidades de até 120 km/h

LP12 para velocidades de até 220 km/h

E está a desenvolver o sistema LP300 para velocidades até 300 km/h


A nova catenária, batizada com o nome "LP300", tem as seguintes características principais:

  • Sistema de electrificação: 25 kV / 50 Hz;
  • Velocidade máxima de serviço: 300 km/h;
  • Fio de contacto: 150 mm2 tracionado a 20 kN;
  • Cabo de Suporte: 65 mm2 tracionado a 14 kN;
  • Altura nominal do fio de contacto: 5,30 m;
  • Braço de chamada curvo com 1300 mm de comprimento.

https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/centro-de-imprensa/ip-engenharia-empresa-do-grupo-ip-desenvolve-catenaria-para-300-kmh


Esquema da catenária:


https://www.caruspinus.pt/wp-content/uploads/2019/08/2019_07_26_apresentacao_lbeiraalta_final.pdf

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Python - Automatização em ISPOL

Linha do Oeste - Breve visita

AMV – Aparelhos de Mudança de Via