Avançar para o conteúdo principal

A governação da IA

A governação da IA

Se num cenário próprio as sociedades forem regidas por uma IA em muitos aspectos, isso significa que seremos governados por uma IA?

Se num futuro próximo, a Inteligência Artificial (coisa que não existe mas fica para discussão posterior) dominar quase todos os aspectos da vida diária... Por exemplo controlará se uma pessoa põe o lixo no local certo, se não ultrapassa o limite de velocidade, podem parecer aspectos positivos para algumas pessoas. Mas e se for muito além disso? Se for encarregada de tomar decisões tradicionalmente nas mãos de humanos? Por exemplo se aceita a vaga de emprego para a pessoa x, se a pessoa y cometeu um delito tem "crédito" para passear à noite, se aceita um processo judicial a favor de z, se constrói e adopta leis, se faz o trabalho das pessoas, se se encarrega da produção cultural e transmissão de informação (telejornais), se se encarrega de apagar e punir posições escritas em redes sociais...

Se esta IA decide o bem e o mal...

Quem é esta IA? Não é mais que um conjunto de decisões pré-estabelecidas por meio de linhas de código.

Quem deu poder a estas decisões? Um governante? Um CEO de uma multinacional? Houve uma eleição em que os cidadãos votaram nesta IA com um conjunto de regras, ou em outra?


Este é o alerta e sinal de consciência que queria deixar.


As decisões destas IA terão em conta a especificidade de cada cultura (povo) e região? Terão em conta a especificidade de cada pessoa? Ou serão um conjunto de regras aplicáveis a todos eliminando de vez a individualidade? Não dando hipótese a que algo saia fora da norma, que no fundo foi o que nos trouxe aqui, caso contrário, se os micro-organismos primários não tivessem uma "evolução" no sentido da diferença, não estaríamos hoje aqui a ler estes caracteres.


O que podemos fazer? Para já tomar consciência.


Cumprimentos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se