BIM - 4D
Após assistir a um Webinar, tomei consciência de uma aplicação fantástica do BIM, mas por outro lado é um cabo de trabalhos.
Além das muito divulgadas vantagens da metodologia BIM, existe a componente de planeamento da obra, integrada na vertente 4D.
No webinar, sobre o tema "openBIM Tour Junio - Diseño y presupuesto de una infraestructura ferroviaria a partir de LIDAR" (sim em Espanhol, porque por cá estamos em zeros!), mostra-se o trabalho conjunto de 3 softwares:
Aplitop
ISPOL ISTRAM
Bexel Manager
Inicia-se pelo tratamento de uma cartografia LIDAR, traçado e interoperabilidade com BIM IFC 4.3 e finalmente a integração noutro software para medição e planeamento.
Até aqui nada de novo.
Na parte final, demonstra-se a possibilidade de atribuir fases de obra aos diferences elementos BIM.
Isto de uma forma ligeira, podemos dar por exemplo à escavação a Fase 1, e ao restante bloco de um ramo (por exemplo) a fase 2... ou... e aqui é que a coisa se complica, ir atribuindo troços a esse faseamento. Ora esses troços têm de estar já definidos a montante, ou seja no programa de traçado.
Ou seja no traçado, secção de BIM, alem da divisão por defeito de um nó (exemplo) nos seus Ramos, e estruturas, há que ter já uma noção da subdivisão por troços de construção, fases de obra. Isto implica ou da parte do projectista um conhecimento de pormenor do faseamento, ou de uma comunicação constante com a equipa de implementação do BIM.
Seja qual for a opção acima, isto implica um trabalho adicional, horas, para que isto funcione.
Há que ter esta consciência, de que o produto BIM é visualmente atractivo, e permite fazer maravilhas... no entanto a montante implica um trabalho adicional, e por consequência um custo adicional.
Uma variável também a ter em conta será o grau de detalhe (não me refiro aos LOD) que se quer na exportação do formato IFC atendendo às situações descritas acima.
Será este um dos motivos da baixa implementação da metodologia BIM em Portugal?
Cumprimentos.
Veja o Webinar no link abaixo:
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.