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Contornos de referência e Gabaritos - Ferrovias (breve introdução)

Contornos de referência e Gabaritos - Ferrovias

A definição do contorno de referência de uma linha é um elemento de desenho essencial.





As dimensões do material circulante são diferentes dos contornos de referência, mas terão de estar inscritas nesses contornos.

Por exemplo as dimensões da Série: 2241-2297 que presta o serviço regional:


https://www.cp.pt/institucional/pt/cultura-ferroviaria/frota-material-circulante/material-2241-2297


Os contornos de referência são dimensões normalizadas para o material circulante - comboios.

Esses contornos de referência serão os limites para designar os gabaritos.


Gabarit, definição IP:

Secção transversal ao eixo da via, que define o máximo espaço da ocupação possível dos veículos (motores ou rebocados) quando circulam na via. Este espaço é mais amplo do que o que resulta das dimensões dos veículos porque considera as suas posições de inscrição na via.


Os Gabaritos podem ser:

  • Estático
  • Cinemático
  • Obstáculos


  • Secção transversal ao eixo da via, que define o máximo espaço da ocupação possível dos veículos (motores ou rebocados) quando parados.
  •  O mesmo que gabari cinemático.Contorno de referência mais amplo do que o resultante das dimensões dos veículos, determinado a partir de um veículo em movimento, tendo em consideração para além das posições da sua inscrição em curvas, as suas deslocações devidas a desgaste dos rodados, jogo de balanço da travessa dançante, oscilações transversais, características de suspensão e até eventuais defeitos na via.
  • Contorno do espaço livre de obstáculos, ao longo de uma via. Este gabari deve ser sempre envolvente do gabari de carga e não admitir no seu interior instalações fixas ou outros objectos. É determinado a partir de um veículo parado, tendo em conta o raio de curvatura da via e margens de segurança, ou como gabari cinemático, a partir de um veículo em movimento, tendo em consideração as suas deslocações devidas a desgaste dos rodados, jogo de balanço da travessa dançante, oscilações transversais, características de suspensão e até eventuais defeitos na via.

(Definições da Refer / IP)



No caso do projecto de execução do corredor internacional sul - Linha de Évora refere-se:

https://siaia.apambiente.pt/AIADOC/RECAPE482/f-le039-evo.evn.t5.pe.ca.ab.rb%20tomo%2017_2%20recape%20relat%C3%B3rio%20base2019116115145.pdf


https://servicos.infraestruturasdeportugal.pt/sites/default/files/inline-files/Diretorio%20da%20Rede%202024.pdf

Por exemplo no Terminal de Leixões o contorno de referência cinemático é o PTb+ (CPB+):

https://tfm.apdl.pt/terminal-de-leixoes/



Aos gabaritos estáticos são aplicados cálculos para obter o cinemático e de obstáculos.

A dimensão é naturalmente maior como se observa neste extrato.

https://www.seguridadferroviaria.es/recursos_aesf/22-07-06nt-03-2022-galiboscercedilla-cotos-web.pdf


Ainda outro exemplo.

https://www.urbancgi.com/infrastructure-planning/railway-planning/dynamic-kinematic-envelopes-railway-clearances/


Ou ainda com a recente polémica do material circulante não ser adequado aos túneis das Astúrias.

A determinação dos gabaritos nos túneis é muito importante.

https://ic-group.org/fileadmin/Magazin_PDFs/Bauer_Proprenter_Daller_Tunnel_Wienerwald.pdf


O cálculo dos gabaritos é também essencial para verificar as dimensões do entre-eixo.

https://www.seguridadferroviaria.es/recursos_aesf/8A3FF7F6-1DF5-4CB4-9856-51FFD7007DAE/144025/002InstruccionTecnicaGalibos1985.pdf


Também se aplica o cálculo para determinar a posição das plataformas.



Algumas das regras e procedimentos podem encontrar-se em:

EN 15273-3:2009

 IT.GER.004

ETI INF


Além do visto anteriormente há ainda acrescentar a questão das partes altas relativas ao pantógrafo.







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