Avançar para o conteúdo principal

Contornos de referência e Gabaritos - Ferrovias (breve introdução)

Contornos de referência e Gabaritos - Ferrovias

A definição do contorno de referência de uma linha é um elemento de desenho essencial.





As dimensões do material circulante são diferentes dos contornos de referência, mas terão de estar inscritas nesses contornos.

Por exemplo as dimensões da Série: 2241-2297 que presta o serviço regional:


https://www.cp.pt/institucional/pt/cultura-ferroviaria/frota-material-circulante/material-2241-2297


Os contornos de referência são dimensões normalizadas para o material circulante - comboios.

Esses contornos de referência serão os limites para designar os gabaritos.


Gabarit, definição IP:

Secção transversal ao eixo da via, que define o máximo espaço da ocupação possível dos veículos (motores ou rebocados) quando circulam na via. Este espaço é mais amplo do que o que resulta das dimensões dos veículos porque considera as suas posições de inscrição na via.


Os Gabaritos podem ser:

  • Estático
  • Cinemático
  • Obstáculos


  • Secção transversal ao eixo da via, que define o máximo espaço da ocupação possível dos veículos (motores ou rebocados) quando parados.
  •  O mesmo que gabari cinemático.Contorno de referência mais amplo do que o resultante das dimensões dos veículos, determinado a partir de um veículo em movimento, tendo em consideração para além das posições da sua inscrição em curvas, as suas deslocações devidas a desgaste dos rodados, jogo de balanço da travessa dançante, oscilações transversais, características de suspensão e até eventuais defeitos na via.
  • Contorno do espaço livre de obstáculos, ao longo de uma via. Este gabari deve ser sempre envolvente do gabari de carga e não admitir no seu interior instalações fixas ou outros objectos. É determinado a partir de um veículo parado, tendo em conta o raio de curvatura da via e margens de segurança, ou como gabari cinemático, a partir de um veículo em movimento, tendo em consideração as suas deslocações devidas a desgaste dos rodados, jogo de balanço da travessa dançante, oscilações transversais, características de suspensão e até eventuais defeitos na via.

(Definições da Refer / IP)



No caso do projecto de execução do corredor internacional sul - Linha de Évora refere-se:

https://siaia.apambiente.pt/AIADOC/RECAPE482/f-le039-evo.evn.t5.pe.ca.ab.rb%20tomo%2017_2%20recape%20relat%C3%B3rio%20base2019116115145.pdf


https://servicos.infraestruturasdeportugal.pt/sites/default/files/inline-files/Diretorio%20da%20Rede%202024.pdf

Por exemplo no Terminal de Leixões o contorno de referência cinemático é o PTb+ (CPB+):

https://tfm.apdl.pt/terminal-de-leixoes/



Aos gabaritos estáticos são aplicados cálculos para obter o cinemático e de obstáculos.

A dimensão é naturalmente maior como se observa neste extrato.

https://www.seguridadferroviaria.es/recursos_aesf/22-07-06nt-03-2022-galiboscercedilla-cotos-web.pdf


Ainda outro exemplo.

https://www.urbancgi.com/infrastructure-planning/railway-planning/dynamic-kinematic-envelopes-railway-clearances/


Ou ainda com a recente polémica do material circulante não ser adequado aos túneis das Astúrias.

A determinação dos gabaritos nos túneis é muito importante.

https://ic-group.org/fileadmin/Magazin_PDFs/Bauer_Proprenter_Daller_Tunnel_Wienerwald.pdf


O cálculo dos gabaritos é também essencial para verificar as dimensões do entre-eixo.

https://www.seguridadferroviaria.es/recursos_aesf/8A3FF7F6-1DF5-4CB4-9856-51FFD7007DAE/144025/002InstruccionTecnicaGalibos1985.pdf


Também se aplica o cálculo para determinar a posição das plataformas.



Algumas das regras e procedimentos podem encontrar-se em:

EN 15273-3:2009

 IT.GER.004

ETI INF


Além do visto anteriormente há ainda acrescentar a questão das partes altas relativas ao pantógrafo.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM Por vezes em CAD deparamos com alguns problemas em determinar as áreas de linhas que aparentemente estão fechadas ou contíguas, mas na verdade não estão. Mostro a introdução do ISTRAM num fluxo de trabalho de medição de áreas em CAD. Vista 3D do exemplo Como se mostra na primeira imagem, gerei uma rotunda de forma rápida em ISPOL. Em CAD, suponhamos que queremos medir as áreas em planta de pavimentos, passeios... Depois de uma limpeza e algum tratamento ao picar na área que aparentemente está fechada, que poderia representar a berma ou um passeio, temos um aviso comum no CAD, as linhas não têm continuidade. Neste caso em mais de uma situação, e na figura, apenas para a "área inferior". Linhas em CAD Podemos introduzir no fluxo de trabalho o ISTRAM, se a ele tivermos acesso. Podemos fazer um copy paste directo (linhas) do CAD para o ISTRAM. As mesmas linhas em ISTRAM Um primeiro passo pode ser filtrar e tratar o desenho, unindo de