Avançar para o conteúdo principal

Mercado de PCs regista crescimento em tempo de pandemia

Mercado de PCs regista crescimento em tempo de pandemia.

Depois de no primeiro trimestre do ano se terem registado quebras, o período de abril a junho foi de recuperação, à medida que cada vez mais pessoas tiveram de estudar e trabalhar a partir de casa.

As consultoras Gartner e IDC divulgaram os relatórios de venda de computadores, por fabricante, no segundo trimestre do ano e os resultados são animadores. O setor parece estar a assistir a uma recuperação em tempos de pandemia, quando a maior parte da população mundial foi obrigada a estudar ou a trabalhar a partir de casa. Recorde-se que, de janeiro a março, houve quebras severas nas cadeias de produção e fornecimento, que levaram a uma redução das vendas.

Para o período de abril a junho, foram colocados no mercado 64,8 milhões de PCs, com os vendedores a conseguirem repor stocks e a chegar aos clientes que possam ter ficado sem computador no primeiro trimestre. Os analistas da Gartner estimam que a retoma nos computadores portáteis não se deve manter, uma vez que “os envios foram aumentados por causa das necessidades empresariais de curto prazo devido à pandemia de Covid-19”, cita a Cnet.

No que toca a fabricantes, Lenovo e HP ocupam a liderança neste período, com 16 milhões de unidades cada. A Dell segue em terceiro, com dez milhões, enquanto Apple, Acer e Asus registaram cerca de quatro milhões de computadores cada, segundo a Gartner.

Os dados da IDC são ligeiramente diferentes: 72 milhões de computadores colocados, com HP a liderar (18 milhões), seguida da Lenovo (17 milhões) e Dell (15 milhões). Para esta consultora, a Apple vendeu cinco milhões de unidades, enquanto a Acer surge em quinto lugar, com quatro milhões.

Também a IDC alerta que este aumento pode ser Sol de pouca dura: “resta perceber se esta procura e elevado nível de utilização se irão manter durante uma recessão e num mundo pós-Covid, onde os orçamentos estão a diminuir e as escolas e os locais de trabalho a reabrir”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...

Python - Automatização em ISPOL

Python - Automatização em ISPOL Com o uso de PyAutoGui podemos automatizar tarefas repetitivas no ISPOL ISTRAM. No trabalho actual, é necessário converter mais de 300 ficheiros. Já houve um trabalho prévio de ler e transformar dados de directrizes em Excel para ficheiros compatíveis com a conversão presente. Este trabalho prévio foi também feito com programação. Tendo os muitos ficheiros com formato TXT que o ISPOL pode ler e converter para CEJ, é necessário ir ao menu de Conversores do ISTRAM e digitar os dados para ler a localização dos ficheiros, número de eixo etc... um trabalho repetitivo. Sendo repetitivo uma hipótese que deve surgir é se existe forma de automatizar / programar. O ISTRAM ISPOL não permite o uso de plugins (como o CAD), por tanto a via seria pela automatização dos movimentos. O pacote PyAutoGUI para Python permite esta simulação de movimentos. https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/ Basicamente "guiamos" o cursor para onde deve clicar e o que introdu...

Python - Larguras de vias em Excel para ISPOL

Python - Larguras de vias em Excel para ISPOL Uma das formas de organizar a informação é usar o Excel. O ISPOL sendo um software em que muita informação é indicada de forma paramétrica, pode gerar alguma dificuldade ou confusão, quando há muitos dados. É o caso das larguras de vias, quando há vias de aceleração ou abrandamento, e diversas situações de vias adicionais. Uma forma de contornar alguma dificuldade é organizar a informação em quadros Excel. O Excel não comunica com o ISPOL, por isso arranja-se um canal de comunicação, a programação em Python. Com alguma experiência na programação, criar um script que realize o que pretendemos não leva assim tanto tempo. Como primeiro passo, ter um ficheiro de Excel com a informação estruturada. Os dados principais podem ser introduzidos com leituras de PKDist do ISPOL e copiados para o Excel. Pode-se ter umas fórmulas nas células para calcular as transições. Cada folha de Excel é relacionada a um eixo. O script ao início pede o número de eix...