Avançar para o conteúdo principal

Aumentar a legibilidade das Fórmulas numa folha de Cálculo.

Antes de mais, no LibreOffice Calc a solução funciona parcialmente, ao que parece (vou testar depois) no Excel funciona como esperado.


Já escreveu uma fórmula bastante complexa no Excel ou LibreOffice Calc, e depois necessitou de a editar e "perdeu-se"??


Pois atente na imagem, em que se mostra um exemplo do que é "normal" fazer na barra das fórmulas:

Esta é a situação corrente, em que na Célula C5 se colocou uma fórmula (descrita em texto na C2). Embora não seja uma fórmula muito complexa, já apresenta algumas dificuldades de leitura.



Uma primeira solução para o problema de leitura da fórmula, é separar os campos por espaços. Sim, aceitam-se espaços nas fórmulas:

Já se tem um melhor entendimento do que se passa na fórmula.


Um passo adiante na legibilidade da fórmula, é separar os campos por linhas, como se fosse quase um aspecto de um texto de programação indentado:

Isto aumenta enormemente a legibilidade em fórmulas complexas.


Se usar o LibreOffice Calc, permite "desenhar" a fórmula da forma descrita, mas ao gravar a fórmula e depois na sua edição, o programa coloca tudo de volta na mesma linha. Já o comportamento do Excel parece ser diferente e guarda a quebra de linhas (Vou confirmar).
Para dar uma quebra de linha, situe-se onde deseja a quebra, e prima SHIFT + ENTER (ou se não resultar use o ALT+ENTER). Também é útil aumentar a altura da barra de fórmulas.

PS:
    Funciona no Excel, usar o ALT+ENTER.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...

Python - Automatização em ISPOL

Python - Automatização em ISPOL Com o uso de PyAutoGui podemos automatizar tarefas repetitivas no ISPOL ISTRAM. No trabalho actual, é necessário converter mais de 300 ficheiros. Já houve um trabalho prévio de ler e transformar dados de directrizes em Excel para ficheiros compatíveis com a conversão presente. Este trabalho prévio foi também feito com programação. Tendo os muitos ficheiros com formato TXT que o ISPOL pode ler e converter para CEJ, é necessário ir ao menu de Conversores do ISTRAM e digitar os dados para ler a localização dos ficheiros, número de eixo etc... um trabalho repetitivo. Sendo repetitivo uma hipótese que deve surgir é se existe forma de automatizar / programar. O ISTRAM ISPOL não permite o uso de plugins (como o CAD), por tanto a via seria pela automatização dos movimentos. O pacote PyAutoGUI para Python permite esta simulação de movimentos. https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/ Basicamente "guiamos" o cursor para onde deve clicar e o que introdu...