Avançar para o conteúdo principal

BIM a marcar passo - 2ª parte

Assisti nestes dias a mais um seminário online sobre BIM.

O tema era a planificação de projectos em BIM. O local é um daqueles que o engenheiro comum europeu assume como um local de 3º mundo (se bem que o nosso também é só não o assumimos por estarmos na Europa), em que por defeito temos o preconceito de achar que estamos mais à frente, mais conhecedores do Mundo.

Pois em BIM estão mais à frente, estão a preparar-se para a revolução, para a industrialização da construção, para a mudança do modo como se trabalha.

Essa mudança chegará até nós, cabe às empresas e quadros estarem preparados, uma mudança desde o antes de começar a fazer um projecto até ao seu final como projecto, até à chave na mão e mais além.

Se consegue modelar um pilar em Revit, e dar-lhe metainformação, e pensa que está a fazer algo de BIM... pois está, mas apenas a ínfima parte do processo que é o BIM.

Imagem Truecadd.com


Não podemos ter pessoas que ao saberem modelar, lhes é passado um certificado BIM pela casa que vende o Software. Alias um certificado BIM não deveria ser passado por uma casa de software X ou Y, um certificado BIM é pano para mangas... Só para dar mandar uma acendalha para a fogueira, nunca abri o Dynamo; AECOsim; BIM 360; Trimble Connect ... mas tenho talvez uma noção mais clara de BIM que alguns que fazem modelação em Revit... E só sei que nada sei.

Imagem Bimcorner.com



Há que entender o BIM antes de conhecer as ferramentas. Neste seminário não se ensinava como manejar softwares. Ensinava-se que desde logo o projecto começa por ter uns requisitos bom feitos, claros e realistas.

E para juntar ao rol de defeitos, que já sabem que eu gosto de apontar defeitos, apontar defeitos ao processo BIM porque estamos atrasados, é uma forma de contribuir para a consciência do ponto de situação:

    É necessário conhecer e aprender novas ferramentas e modos de trabalhar

    Falta tecnologia e infraestrutura para suportar essa tecnologia

    Falta experiência profissional

    Nova forma de "lançar" concursos e de interagir com o dono de obra


E para acabar uma citação do apresentador do seminário "Tudo começa com um bom plano"... 


Obrigado Christian Cabrera Mendoza

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...

Python - Automatização em ISPOL

Python - Automatização em ISPOL Com o uso de PyAutoGui podemos automatizar tarefas repetitivas no ISPOL ISTRAM. No trabalho actual, é necessário converter mais de 300 ficheiros. Já houve um trabalho prévio de ler e transformar dados de directrizes em Excel para ficheiros compatíveis com a conversão presente. Este trabalho prévio foi também feito com programação. Tendo os muitos ficheiros com formato TXT que o ISPOL pode ler e converter para CEJ, é necessário ir ao menu de Conversores do ISTRAM e digitar os dados para ler a localização dos ficheiros, número de eixo etc... um trabalho repetitivo. Sendo repetitivo uma hipótese que deve surgir é se existe forma de automatizar / programar. O ISTRAM ISPOL não permite o uso de plugins (como o CAD), por tanto a via seria pela automatização dos movimentos. O pacote PyAutoGUI para Python permite esta simulação de movimentos. https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/ Basicamente "guiamos" o cursor para onde deve clicar e o que introdu...

Kinematic Envelope - Vários exemplos

Kinematic Envelope - Vários exemplos Adiciono uma pequena lista de desenvolvimentos sobre o assunto de Gabaritos ferroviários. Para mais informação veja outros posts. AECOM Desenvolvimento no Civil 3D ao que parece, com dynamo. Não se percebe com que norma. https://youtu.be/BdRDICErJJ8?si=0MD8xGx_W1PCG5dP Mehdi Taheri Plataforma independente, não se conhece sobre que normativa. https://www.youtube.com/watch?v=LXUusfK25bs 12D Provavelmente é algo similar à AREMA, 12D é uma empresa da Austrália, creio https://www.youtube.com/watch?v=OQnaDt7IOXw