Avançar para o conteúdo principal

Breve compilação sobre o estado do BIM em Portugal

Desta vez trago algumas coisas que encontrei sobre o estado / evolução do BIM em Portugal.

Textos e imagens das empresas e sites pesquisados.


Infraestruturas de Portugal

https://www.infraestruturasdeportugal.pt/

https://www.ipengenharia.pt/





COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação

https://cotecportugal.pt/pt/projects/bim-building-information-modelling/

O Building Information Modelling (BIM) surge, no contexto da digitalização, como uma solução de modernização e reestruturação do sector da Construção. Neste sentido, a COTEC Portugal lançou um Grupo de Trabalho sobre este tema, reunindo um conjunto de entidades relevantes na análise deste tema.

Pesquisa de palavra chave BIM. Não consegui apurar uma data.



Ordem dos Engenheiros Técnicos
https://www.oet.pt/portal/
Pesquisa de palavra chave BIM. Data mais recente finais de 2018



Ordem dos Engenheiros

https://www.ordemengenheiros.pt/pt/pesquisa/?s=BIM



RTP
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/portugal-atrasado-na-implementacao-de-metodologia-que-baixa-custo-da-construcao-civil_n1207764

Portugal atrasado na implementação de metodologia que baixa custo da construção civil

Portugal não está a aproveitar o Modelo de Informação na Construção (BIM em inglês), uma metodologia em vigor nos países mais desenvolvidos, que permite poupanças significativas na construção civil e obras públicas e ainda evita derrapagens financeiras.

A constatação é de Mário Velindro, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), que vai ser a primeira escola nacional a formar nesta área os futuros engenheiros civis, eletrotécnicos, mecânicos ou informáticos, através do seu laboratório BIM.

Data - Fevereiro 2020


BIMTEC 

http://www.bimtec.pt/



Curso BIM IST

https://www.cursobim.com/



Organismo de Normalização Setorial do Instituto Superior Técnico

http://www.ct197.pt/index.php/homepage/o-que-e-o-bim

Normalização em Portugal

Em Portugal, o processo de normalização está a dar os primeiros passos. O Instituto Português da Qualidade (IPQ) está representado no grupo de trabalho da Comissão de Normalização Europeia para o desenvolvimento da norma BIM europeia, garantindo-se assim uma convergência entre os esforços nacionais e europeus, e algumas iniciativas estão também a ser dinamizadas para gerar o conhecimento de base necessário ao desenvolvimento de um documento de âmbito nacional de valor indiscutível.


ISEP

https://www.isep.ipp.pt/Course/Course/446

A metodologia Building Information Modelling (BIM) tem assumido, nos últimos anos, uma importância crescente no setor da Engenharia, Arquitetura e Construção. Esta metodologia inovadora tem vindo a ser implementada pelo setor público e privado, em muitos países, e é vista como uma resposta aos atuais desafios governamentais para estimular a economia e a competitividade na indústria da construção, assente numa estratégia de gestão eficiente e sustentável de recursos.

Em que consiste o BIM?

Surge na indústria da construção como uma solução de modernização e reestruturação tecnológica. 

É uma tecnologia 3D assente em modelos virtuais do edifício capazes de incorporar toda a informação gerada ao longo do seu ciclo de vida, permitindo a sua organização, gestão, acesso e utilização. 

Constitui uma metodologia de trabalho colaborativa, que permite a implementação de processos de forma ágil, sendo capaz de valorizar o volume de informação gerado na indústria da construção.

Desafios inerentes ao BIM:

Estruturação de sistemas de classificação;

Levantamento e mapeamento de processos; 

Criação de bibliotecas de objetos e suas propriedades;

Apoio à implementação de metodologias BIM;

Integração de sistemas de gestão de ativos;

Integração de sistemas de monitorização;

Simulação de cenários recorrendo a realidade virtual e aumentada, entre outros.

Diversos países, sobretudo europeus, assumiram uma estratégia de modernização, tanto através da implementação generalizada e obrigatória do BIM, como através do desenvolvimento de planos estratégicos mais abrangentes de digitalização da indústria. Assim, é inequívoca a demonstração de interesse pela mudança e por uma necessidade de preparar a indústria para uma nova realidade.

Objetivos da Pós-Graduação:

Disponibilizar um ciclo formativo/educativo em BIM, de um modo estruturado e suficientemente abrangente, de modo a garantir a oferta de profissionais BIM ao mercado, quer de génese quer por reconversão.

Garantir uma aprendizagem especializada, direcionada para um perfil de Coordenador BIM, assente em sinergias estabelecidas entre instituições de ensino, entidades públicas e empresas do setor privado na área da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).

Fornecer uma oferta formativa aos profissionais do setor AEC com uma forte componente de digitalização, inovação e tecnologia, assente no paradigma BIM, que se perspetiva ser o ambiente de trabalho no futuro.

Contribuir para a formação de profissionais BIM, e no futuro a sua possível certificação, a um nível de Coordenação em BIM que ultrapassa a oferta formativa existente no mercado que está sobretudo direcionada para a modelação paramétrica nas várias especialidades.

Apoiar a indústria portuguesa do setor AEC na formação de profissionais BIM e deste modo contribuir para que se torne mais competitiva neste novo paradigma internacional.

Garantir uma aprendizagem baseada no conceito OpenBIM que valoriza a operação de diferentes ferramentas comerciais e não comerciais por especialidade e que constitui uma mais valia na integração dos profissionais BIM no mercado.



BIMCLUB

http://www.bimclub.pt/

Conjunto de pessoas do meio académico, envolvidas numa dinâmica de divulgação do Building Information Modeling (BIM) em Portugal e curiosas por aprender, fomentando a partilha de conhecimento e práticas colaborativas.


NDBIM

https://ndbim.com/index.php/pt/

O Diagnóstico Organizacional consiste na primeira etapa de um processo de consultoria e visa proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento do seu processo de modo a que o seu desempenho atinja níveis superiores de eficiência e eficácia. 

 Através do Diagnóstico iremos proceder à coleta de informações da empresa. Além de realizar uma análise do ambiente interno e externo da organização, através do Diagnóstico conseguiremos identificar as áreas prioritárias de atuação.

 O diagnóstico é um instrumento para levantar todos os aspetos da empresa importantes a uma futura implementação do BIM, nomeadamente:

 - Fluxos de trabalho

- Responsabilidades

- Procedimentos

- Regras de levantamento de quantitativos

- Templates

- Tecnologias existentes

- …


Assim o seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer, desenvolver e tornar-se mais competitiva e eficiente.

Através deste diagnóstico seremos capazes de:

- Definir indicadores-chave e metas de desempenho que pretendemos atingir. Um Indicador-chave de desempenho (KPI) é uma ferramenta de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma implementação. Uma frase que é normalmente atribuída a Peter Drucker, considerado como o pai da administração moderna, é que "o que não é medido não pode ser gerenciado".

- Definir processos suportados em BIM que respondam às particularidades da organização e que visem potenciar os pontos já fortes da mesma e eliminar ou mitigar os seus pontos fracos.

 Caso tenha dúvidas de como o BIM pode beneficiar a sua organização e de qual poderá ser o retorno de uma implementação do BIM, contrate numa primeira fase os nossos serviços de diagnóstico. No final entregaremos um relatório onde mapearemos os principais fluxos da sua empresa em conjunto com uma identificação das áreas onde o BIM pode beneficiar as várias áreas da empresa e uma estimativa do retorno esperado tendo por base a informação recolhida.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se