Dynamo - Erro em Obra Linear
Hoje trago uma pequena observação, algo que reparei ao assistir a um dos vídeos sobre Civil3D Dynamo e Obra Linear.
A ideia geral é criar uma tabela simples de Pks e larguras aplicadas a curvas de uma estrada. O Civil3D faz essa tabela ou listagem, mas o utilizador quis usar o Dynamo para tirar uma listagem mais simples.
Consulte neste link todo o vídeo explicativo:
https://forums.autodesk.com/t5/civil-3d-espanol/generacion-de-tabla-de-anchos-existente/td-p/9058735
https://www.youtube.com/watch?v=BsoUSQnzgwo&t=924s
E um print de parte da programação em Dynamo:
Ora isto está tudo muito bem feito, o utilizador maneja muito bem o Civil3D e a programação visual em Dynamo obtendo óptimos resultados!
O que venho aqui expor, pode-se extrapolar para os formatos IFC e a sua problemática em lidar com as obras lineares na sua variação em 3D...
No caso deste vídeo, no final as tabelas apresentadas em Excel estão muito boas, simples, e números inteiros, mas notei que ao adicionar um bloco de Watch às variáveis das larguras, os números são praticamente infinitésimos. Pois o Dynamo está a ler dados do desenho acabado, que por algum motivo não tem os números inteiros que se poderiam dar por exemplo numa tabela de ISTRAM ISPOL. Veja-se:
Temos valores de 3.599999 ... onde deveria simplesmente constar 3.60 e outras situações.
Não que isto seja aqui um grande problema, mas imagine-se obter listagens para implantação de precisão em que o erro gráfico por défice de representação de um IFC é superior ao tolerado. Não sei se chegará a ocorrer, mas uma coisa é obter listagens de origem do programa de traçado, outra é obter de um modelo 3D que não pode refletir a 100% o desenho original parametrizado.
Obrigado.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.