Avançar para o conteúdo principal

ISPOL - Fluxo de trabalho para cálculo planta cotada

 ISPOL - Fluxo de trabalho para cálculo planta cotada

Hoje, quase apenas para meu próprio "backup" do processo ou fluxo de trabalho, para calcular a dedução de cotas; sobreelevações e rasante de um ramo e plena via.

Apresento os passos para o cálculo em ISTRAM ISPOL, no meio uso uma rotina em Python para calcular alguns ficheiros para a rasante; sobreelevação e marcas viárias, escusando de introduzir esses dados de forma manual que leva sempre a erros de digitação.

Não tem a explicação completa, pois o segredo é a alma do negócio...E nem todas as imagens se referem ao mesmo ramo.


O processo pode iniciar-se no CAD, onde com base nas larguras das vias (Ramo e Plena Via) e no desenho da espinha (marcas viárias do ISPOL) se monta uma linha de corte (magenta):



Esta linha de corte, selecciona-se e exporta-se como um bloco no WBlock do Cad:


Depois importa-se essa linha, e no menu Alçado (no Planta também funciona mas não dá toda a informação que necessitamos) fazemos um PkDist com a linha, para a Plena Via e para o Ramo:




Os dados extraídos acima (pk; Z Ras; S Elev), são depois transferidos para uma folha Excel, esta folha é que efectua os cálculos necessários à dedução das cotas e sobrelevações:



Desta folha aproveitam-se as colunas de SE COTA RAS e PK, podem-se fazer várias iterações com as SE etc, de modo a que depois no ISPOL tenhamos uma rasante adequada e transições de SE adequadas:



O conjunto de dados acima, copia-se para um ficheiro de texto simples:



Este ficheiro vai agora entrar na rotina Python, que gera 3 ficheiros, rasante sobreelvação e marcas viárias, cada ficheiro identificado com o prefixo do seu número para melhor identificação e arquivo:












Agora pode-se começar a importar dados para o ISPOL, o programa permite em cada menu abrir um ficheiro de dados específico para esse menu. No menu de rasante o mais simples é um ficheiro PK Distancias. Observe-se que no menu carregou dados até um determinado pk (no exemplo até ao 60 e pouco), avaliamos se está aceitável, e depois construímos a restante rasante. Se não estiver aceitável voltamos à folha Excel, e refazemos o cálculo:


De forma semelhante abrimos o ficheiro de sobreelações e completamos o necessário:


Também devemos voltar a cortar perfis transversais, nos pks em que temos esta dedução feita, para que o desenho fique perfeito. Estes dados de pk estou a introduzir manualmente no corte de pk singular:



Finalmente, podemos abrir um ficheiro de marcas viárias, que desenha a parte da espinha do Ramo:



É um processo longo. Com ajuda do Excel ISPOL e Python consegue-se agilizar um pouco, e optimizar o tempo gasto.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se