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ISPOL - Fluxo de trabalho para cálculo planta cotada

 ISPOL - Fluxo de trabalho para cálculo planta cotada

Hoje, quase apenas para meu próprio "backup" do processo ou fluxo de trabalho, para calcular a dedução de cotas; sobreelevações e rasante de um ramo e plena via.

Apresento os passos para o cálculo em ISTRAM ISPOL, no meio uso uma rotina em Python para calcular alguns ficheiros para a rasante; sobreelevação e marcas viárias, escusando de introduzir esses dados de forma manual que leva sempre a erros de digitação.

Não tem a explicação completa, pois o segredo é a alma do negócio...E nem todas as imagens se referem ao mesmo ramo.


O processo pode iniciar-se no CAD, onde com base nas larguras das vias (Ramo e Plena Via) e no desenho da espinha (marcas viárias do ISPOL) se monta uma linha de corte (magenta):



Esta linha de corte, selecciona-se e exporta-se como um bloco no WBlock do Cad:


Depois importa-se essa linha, e no menu Alçado (no Planta também funciona mas não dá toda a informação que necessitamos) fazemos um PkDist com a linha, para a Plena Via e para o Ramo:




Os dados extraídos acima (pk; Z Ras; S Elev), são depois transferidos para uma folha Excel, esta folha é que efectua os cálculos necessários à dedução das cotas e sobrelevações:



Desta folha aproveitam-se as colunas de SE COTA RAS e PK, podem-se fazer várias iterações com as SE etc, de modo a que depois no ISPOL tenhamos uma rasante adequada e transições de SE adequadas:



O conjunto de dados acima, copia-se para um ficheiro de texto simples:



Este ficheiro vai agora entrar na rotina Python, que gera 3 ficheiros, rasante sobreelvação e marcas viárias, cada ficheiro identificado com o prefixo do seu número para melhor identificação e arquivo:












Agora pode-se começar a importar dados para o ISPOL, o programa permite em cada menu abrir um ficheiro de dados específico para esse menu. No menu de rasante o mais simples é um ficheiro PK Distancias. Observe-se que no menu carregou dados até um determinado pk (no exemplo até ao 60 e pouco), avaliamos se está aceitável, e depois construímos a restante rasante. Se não estiver aceitável voltamos à folha Excel, e refazemos o cálculo:


De forma semelhante abrimos o ficheiro de sobreelações e completamos o necessário:


Também devemos voltar a cortar perfis transversais, nos pks em que temos esta dedução feita, para que o desenho fique perfeito. Estes dados de pk estou a introduzir manualmente no corte de pk singular:



Finalmente, podemos abrir um ficheiro de marcas viárias, que desenha a parte da espinha do Ramo:



É um processo longo. Com ajuda do Excel ISPOL e Python consegue-se agilizar um pouco, e optimizar o tempo gasto.


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