Programação automatização etc
Há muitos ramos de especialização nas engenharias, e o profissional segue um caminho e adquire competências.
Um dos sub-caminhos deste percurso pode ser a intenção de automatização de processos e cálculos. Evitar tarefas repetitivas que originam erros ou agilizar cálculos.
Uma destas mini-revoluções foi proporcionada com o LISP para CAD, ainda válido, já teve os seus tempos áureos em que quase tudo parecia possível ser feito com um LISP.
Hoje com o advento do BIM e de outras "tecnologias" podemos transpor esse entusiamo dos engenheiros que viam a necessidade de explorar um pouco mais as ferramentas que conhecem, seja com API's do REVIT Navisworks ou Autocad, ou construindo aplicações para ISTRAM ISPOL ou outros softwares, ou até com o velho VBA para Excel. Podemos usar hoje em dia uma série de linguagems para atingir estes objectivos, C (nas suas variadas ramificações) VisualBasic R Lua AutoLisp Javascript Python ...
O objectivo é como diria alguém, ser preguiçoso, tentar trabalhar o menos possível. No caso nem é trabalhar o menos possível no sentido de não trabalhar mas de aproveitar o tempo para tarefas realmente produtivas.
Nem todos seguirão este caminho nem o precisam de fazer. Mas a inovação deve ser transversal a todas as especialidades e carreiras.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.