Avançar para o conteúdo principal

Desenvolvimento de Plugins para Autocad / Revit (Opinião)

 Desenvolvimento de Plugins para Autocad / Revit (Opinião)


Para dar um passo na programação além do velho e fiável LISP para Autocad, e agora com a moda do BIM para REVIT, há que ir para o mundo do C# e .NET, nada de novo desde há anos que é assim. Desde há muito que se programa para Autocad em C# ou VisualBasic, com a condicionante que sempre que se muda o "motor" do CAD há que refactorar o código.


Afinal o que é o C#?


Partindo da base C, uma linguagem "primária" de muitas das actuais, a mais próxima da linguagem de máquina das que se usam hoje em dia. O C# (SeeSharp dá uma piada...), é uma evolução da linguagem C++ (SeePlusPlus - evolução da C com suporte a programação orientada a objectos) desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma de "programação" .NET (Dot Net) com forte orientação a objectos. Esta orientação a objectos (imaginemos que são procedimentos já definidos em Autocad...) do C# permite que trabalhe com os objectos de Autocad ou Revit, produzindo no final ficheiros DLL que podem ser carregados com o comando NETLOAD no Autocad, ou que inseridos num pacote de instalção possam ser apresentados como um Plugin para os produtos da Autodesk.


Exemplo da Wikipédia em C#:

using System;


public class ClasseExemplo

{

    public static void Main()

    {

        Console.WriteLine("Olá, Mundo!");

    }

}


Exemplo para apresentar a mensagem Hello World em CAD, copiado de programmersought.com

using System;

using System.Collections.Generic;

using System.Text;

using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;

using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;

using Autodesk.AutoCAD.Runtime;

 

 

namespace HelloWorldCADCsharp

{

    public class Class1

    {

        [CommandMethod("HelloWorld")]

        public void HelloWorld()

        {

            Editor ed = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor;

            ed.WriteMessage("HelloWorldCADCsharp");

        }

    }

}


Só não sou grande apreciador destas criações de plugins para CAD, porque o sistema está sempre a mudar, e é um mundo relativamente fechado. O próprio C# embora tenha amplas aplicações, geralmente é relacionado com os produtos Microsoft e no caso Autodesk (tabém pode ser usado em outras marcas de software), por exemplo em Linux é muio limitado e em MAC desconheço.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...