Avançar para o conteúdo principal

Digital Twin

Digital Twin


Este é mais um conceito em moda junto com o BIM.

Digital Twin, gémeo digital, é uma representação digital dinâmica de algo que existe no mundo real, no caso de edifícios será então uma representação fiel do edifício real. Geralmente usada na fase de exploração e manutenção em substituição ou em complemento ao BIM.

O conceito de Digital Twin poderia estar interligado ao BIM 7D (gestão e manutenção). Este conceito foi criado em 2002, pelo Dr. Michael Grieves.

O Digital Twin além de uma representação digital do activo, do edifício, inclui dados e documentos que refletem o ciclo de vida dos seus elementos.

A representação digital pode ser adquirida por scanners 3D e dispositivos do edifício conectados à internet, esta aquisição de dados do edifício pode realizar-se em tempo real. Podemos incluir também dados reunidos por Internet das Coisas também se usam métodos de Inteligência Artificial. É portanto um "ambiente" altamente tecnológico.


O Digital Twin e o modelo BIM podem estar conectados num ou ambos sentidos, podendo um actuar sobre o outro, por exemplo uma situação de cortinas para o Sol que se ajustam mediante uma ordem de um programa sobre um conjunto de domótica.

O Digital Twin pode simular acções sobre o edifício e avaliar o comportamento consequente num ambiente digital. Podem-se testar a performance de materiais e estruturas; previsão de avarias e danos; criação de um modelo de Digital Twin a partir de edifícios semelhantes existentes e optimizar uma futura construção.


O Digital Twin não substitui o BIM nem o inverso é verdade, podem sim complementar-se. Ou seja o desenvolvimento de um modelo BIM combinado com as informações reunidas do edfício (por exemplo em tempo real) formam um Digital Twin.


Outra situação, onde não existe um modelo BIM desde a fase de projecto de um edifício (edifícios já construído sem esse conceito), pode-se fazer uma modelação 3D, e associar os dados necessários, chegando a obter o Digital Twin desse edifício.


Como curiosidade, sobre a reconstrução da Catedral de Notre Dame, como existem levantamentos laser, modelação 3D, e até modelação 3D em jogos, este "Digital Twin" poderia ajudar na reconstrução do edifício.


Este conceito de DT também é usado noutras áreas, por exemplo Marketing; Logística; Energia ou na criação e optimização de novos produtos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...

Python - Automatização em ISPOL

Python - Automatização em ISPOL Com o uso de PyAutoGui podemos automatizar tarefas repetitivas no ISPOL ISTRAM. No trabalho actual, é necessário converter mais de 300 ficheiros. Já houve um trabalho prévio de ler e transformar dados de directrizes em Excel para ficheiros compatíveis com a conversão presente. Este trabalho prévio foi também feito com programação. Tendo os muitos ficheiros com formato TXT que o ISPOL pode ler e converter para CEJ, é necessário ir ao menu de Conversores do ISTRAM e digitar os dados para ler a localização dos ficheiros, número de eixo etc... um trabalho repetitivo. Sendo repetitivo uma hipótese que deve surgir é se existe forma de automatizar / programar. O ISTRAM ISPOL não permite o uso de plugins (como o CAD), por tanto a via seria pela automatização dos movimentos. O pacote PyAutoGUI para Python permite esta simulação de movimentos. https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/ Basicamente "guiamos" o cursor para onde deve clicar e o que introdu...

Kinematic Envelope - Vários exemplos

Kinematic Envelope - Vários exemplos Adiciono uma pequena lista de desenvolvimentos sobre o assunto de Gabaritos ferroviários. Para mais informação veja outros posts. AECOM Desenvolvimento no Civil 3D ao que parece, com dynamo. Não se percebe com que norma. https://youtu.be/BdRDICErJJ8?si=0MD8xGx_W1PCG5dP Mehdi Taheri Plataforma independente, não se conhece sobre que normativa. https://www.youtube.com/watch?v=LXUusfK25bs 12D Provavelmente é algo similar à AREMA, 12D é uma empresa da Austrália, creio https://www.youtube.com/watch?v=OQnaDt7IOXw