Digital Twin

Digital Twin


Este é mais um conceito em moda junto com o BIM.

Digital Twin, gémeo digital, é uma representação digital dinâmica de algo que existe no mundo real, no caso de edifícios será então uma representação fiel do edifício real. Geralmente usada na fase de exploração e manutenção em substituição ou em complemento ao BIM.

O conceito de Digital Twin poderia estar interligado ao BIM 7D (gestão e manutenção). Este conceito foi criado em 2002, pelo Dr. Michael Grieves.

O Digital Twin além de uma representação digital do activo, do edifício, inclui dados e documentos que refletem o ciclo de vida dos seus elementos.

A representação digital pode ser adquirida por scanners 3D e dispositivos do edifício conectados à internet, esta aquisição de dados do edifício pode realizar-se em tempo real. Podemos incluir também dados reunidos por Internet das Coisas também se usam métodos de Inteligência Artificial. É portanto um "ambiente" altamente tecnológico.


O Digital Twin e o modelo BIM podem estar conectados num ou ambos sentidos, podendo um actuar sobre o outro, por exemplo uma situação de cortinas para o Sol que se ajustam mediante uma ordem de um programa sobre um conjunto de domótica.

O Digital Twin pode simular acções sobre o edifício e avaliar o comportamento consequente num ambiente digital. Podem-se testar a performance de materiais e estruturas; previsão de avarias e danos; criação de um modelo de Digital Twin a partir de edifícios semelhantes existentes e optimizar uma futura construção.


O Digital Twin não substitui o BIM nem o inverso é verdade, podem sim complementar-se. Ou seja o desenvolvimento de um modelo BIM combinado com as informações reunidas do edfício (por exemplo em tempo real) formam um Digital Twin.


Outra situação, onde não existe um modelo BIM desde a fase de projecto de um edifício (edifícios já construído sem esse conceito), pode-se fazer uma modelação 3D, e associar os dados necessários, chegando a obter o Digital Twin desse edifício.


Como curiosidade, sobre a reconstrução da Catedral de Notre Dame, como existem levantamentos laser, modelação 3D, e até modelação 3D em jogos, este "Digital Twin" poderia ajudar na reconstrução do edifício.


Este conceito de DT também é usado noutras áreas, por exemplo Marketing; Logística; Energia ou na criação e optimização de novos produtos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Python - Automatização em ISPOL

Linha do Oeste - Breve visita

AMV – Aparelhos de Mudança de Via