Avançar para o conteúdo principal

Implementação BIM (mas não em terras lusas)

Implementação BIM (mas não em terras lusas).


Para termos uma noção de quanto estamos atrasados na implementação do BIM, vou descrever alguns tópicos de um vídeo que assisti recentemente.


Veja no final qual é o país e surpreenda-se ou talvez não.


Em Junho de 2017, cria-se o Comité Estratégico de Implementação BIM. Define a estratégia de implementação BIM, cria grupos de trabalho,e traça directrizes, a nível de órgãos do estado.


Em Maio de 2018, cria-se o Comité de Gestão revogando o comité anterior. Publica a estratégia de implementação do BIM. Define objectivos de actuação para implementar o BIM.


Em Agosto de 2019, revoga e ajusta o documento anterior devido a reorganização de Ministérios. Permanece o Comité de Gestão.


Em Abril de 2020, Com a estratégia de implementação BIM, indica as utilizações, como, onde, e a partir de quando. Cinco órgãos seriam órgãos piloto no uso BIM (Estradas aviação etc…). Define 3 fases de disseminação BIM.


A 1ª fase, em vigor a partir de Janeiro de 2021 é voltada para projectos, os 5 órgãos começam a contratar e solicitar em metodologia BIM. Os demais órgãos podem também começar a adoptar o BIM. Os privados que apresentem projectos e obras aos órgãos piloto (e outros) devem então apresentar já a metodologia BIM nos seguintes pontos:

Elaborar modelos BIM.

Compatibilização e detecção de interferências.

Medições

Criar documentação gráfica.


A 2ª fase, em vigor a partir de Janeiro de 2024 é voltada para a Gestão e Controlo, Orçamentação e “as build”.


A 3ª fase, em vigor a partir de Janeiro de 2028 é voltada para a gestão da manutenção.


Ainda em 2020, foi criado uma lei dando directrizes para o modo de contratação e aquisição de obras e serviços de engenharia, esta lei actualiza uma lei anterior. Indica que sempre que possível será a contratação de projectos e obras de acordo com a metodologia BIM, ou tecnologias e processos mais avançados que os actuais.



País – Brasil.


Pode ver o vídeo completo em 

https://www.youtube.com/watch?v=NW4lXNaonRs

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...