Estandardização na construção com BIM.
Um tema interessante é a standardarização da construção, face ao número de construções (habitações, edifícios estatais e infraestruturas) nos países em desenvolvimento. Onde a população está em tendência de crescimento e o futuro número de profissionais de Engenharia e Arquitectura não atende ao número previsto destas construções. O rácio dos profissionais de construção em relação à população tende a diminuir. O BIM vem atender um pouco a este problema junto com a standardarização, não, ou não só da tipologia, mas da criação de regras de criação e transmissão da informação de forma a tornas os processos mais ágeis.
Ou seja não se trata apenas de um objectivo de controlo de custos, mas de efectiva necessidade para atingir um objectivo de construções.
Tem de haver uma mudança de estratégia, com base no BIM e impulsionada pelos governos, ou seja um Mandato BIM.
Esta normalização vem acompanhada de uma série de normas, a mais importante no momento a ISO 19650, que todos os implicados na metodologia BIM devem conhecer, e muito importante, tudo isto implica uma mudança legislativa por exemplo no Código dos Contratos Públicos.
O IMPIC publicou em 2017 uma referência a um livro "Handbook for the introduction of Building Information Modelling by the European Public Sector", e desde essa data pouco mais existiu de BIM...
'http://www.impic.pt/impic/pt-pt/noticias/implementacao-do-bim-building-information-modeling-no-setor-publico'
Esteve até 14 de Maio aberto o prazo para as candidaturas ao Prémio Excelência BIM 2021, ao qual certamente devem concorrer as empresas que receberam subsídio para a digitalização... e assim seguimos em circuito fechado.
http://www.jornaldaconstrucao.pt/index.php?id=43&n=7583
No fundo o impulsionador, o governo / estado mais uma vez não participa. O PRR passa ao lado do BIM.
Pode-se procurar no código dos contratos públicos:
Site do PRR:
https://recuperarportugal.gov.pt/
Talvez faça falta criar mais uma comissão ou Grupo de Trabalho, e poderemos ter um Draft em 2025...
Cumprimentos.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.