Avançar para o conteúdo principal

Estandardização na construção com BIM.

 Estandardização na construção com BIM.


Um tema interessante é a standardarização da construção, face ao número de construções (habitações, edifícios estatais e infraestruturas) nos países em desenvolvimento. Onde a população está em tendência de crescimento e o futuro número de profissionais de Engenharia e Arquitectura não atende ao número previsto destas construções. O rácio dos profissionais de construção em relação à população tende a diminuir. O BIM vem atender um pouco a este problema junto com a standardarização, não, ou não só da tipologia, mas da criação de regras de criação e transmissão da informação de forma a tornas os processos mais ágeis.

Ou seja não se trata apenas de um objectivo de controlo de custos, mas de efectiva necessidade para atingir um objectivo de construções.


Tem de haver uma mudança de estratégia, com base no BIM e impulsionada pelos governos, ou seja um Mandato BIM.


Esta normalização vem acompanhada de uma série de normas, a mais importante no momento a ISO 19650, que todos os implicados na metodologia BIM devem conhecer, e muito importante, tudo isto implica uma mudança legislativa por exemplo no Código dos Contratos Públicos.


O IMPIC publicou em 2017 uma referência a um livro "Handbook for the introduction of Building Information Modelling by the European Public Sector", e desde essa data pouco mais existiu de BIM...

'http://www.impic.pt/impic/pt-pt/noticias/implementacao-do-bim-building-information-modeling-no-setor-publico'


Esteve até 14 de Maio aberto o prazo para as candidaturas ao Prémio Excelência BIM 2021, ao qual certamente devem concorrer as empresas que receberam subsídio para a digitalização... e assim seguimos em circuito fechado.

http://www.jornaldaconstrucao.pt/index.php?id=43&n=7583


No fundo o impulsionador, o governo / estado mais uma vez não participa. O PRR passa ao lado do BIM.


Pode-se procurar no código dos contratos públicos:

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/115287282/202107030011/73533897/diplomaExpandido



Site do PRR:

https://recuperarportugal.gov.pt/


Talvez faça falta criar mais uma comissão ou Grupo de Trabalho, e poderemos ter um Draft em 2025...


Cumprimentos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...