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Monorail - Um meio de transporte localizado.

 Monorail - Um meio de transporte localizado.


O Monorail embora seja uma tecnologia com mais anos em relação ao Maglev ou o futurista Hiperloop, sofre de alguns defeitos inultrapassáveis, em comum com as ideias mais vanguardistas.
O Monorail não tem uma implantação generalizada, as linhas existentes têm uma localização especifica (condições de implantação) e salvo raras excepções um traçado curto.


Alguns contras do Monorail:

  • Falta de compatibilidade entre o Monorail e outros sistemas "ferroviários".
  • Desvios.
  • Linha elevada.
  • Manutenção.
  • Baixa capacidade.



Este meio de transporte é específico para passageiros, e devido à sua construção, não é compatível com uma linha lateral de comboio convencional (ou ligeiro), isto leva à tal especificidade da aplicação. A construção do monorail é por si só elevada em relação ao terreno, mesmo que assente sobre o solo, o monorail constituí uma barreira inviabilizando por exemplo uma Passagem de Nível tal como as conhecemos (Problema comum ao Maglev). E não esquecer o impacto visual.





Outro problema podem ser os desvios. Todos achamos de alguma forma impressionante os desvios de monorail a funcionarem. No entanto podemos notar que são sempre baixas as velocidades sobre o desvio. A manutenção destes desvios certamente requer uma equipa especializada diferente dos desvios convencionais. E se forem em viaduto mais difícil será o acesso. E já agora como serão as oficinas e parques destes comboios?




Também pelo que consultei, como exemplo de baixa capacidade, há o monorail de Sidney, que funcionou entre 1988 e 2013. A velocidade de operação era de 33 km/h com uma linha de 3,6 km. Pelo que dizem foi caro, e a sua manutenção também, bem como o desmantelamento.

Nesse período transportou cerca de 70 milhões de passageiros. Estes 70 milhões de passageiros em 25 anos são o equivalente ao número de passageiros do Metro do Porto no ano de 2019 (atender às devidas diferenças, mas...).



Entretanto Sidney conta agora com o metro ligeiro.


O Monorail continua no entanto a ser construído por esse mundo fora, com exemplos de design mais e menos agradável.



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