Avançar para o conteúdo principal

Qual é o melhor software BIM do mercado?

Qual é o melhor software BIM do mercado?


Parece um cliché, mas a resposta será depende. A resposta mais fácil será responder com uma lista de softwares mais usados.


É uma questão de pesar os vários factores que influenciam na escolha de um software.

O cliente poderá ter exigências próprias, o cliente pode não querer modelagem (não necessitaria de REVIT) poderia ser necessário um software mais dedicado a orçamentos e cronogramas e medição.

O conhecimento dos softwares, ter gente que os domine é um factor importante. Há que adequar (ou em último caso formar) o conhecimento dos softwares ao que se vende como capacidade da empresa num determinado pacote de softwares. Por exemplo o melhor software BIM não será um da família Bentley se os utilizadores apenas sabem usar os softwares da Autodesk.

Estratégia comercial da empresa. Há possibilidade de investimento num determinado software? Formar pessoas? Usar o que há na casa? A empresa tem um objectivo definido para um pacote de software?


Portanto a resposta é um depende.

Pesar os factores e fazer uma escolha racional, fora dos nomes...


Um par de exemplos para ilustrar os factores referidos anteriormente.

- A equipa tem bons conhecimentos no software Revit. A empresa tem as licenças em pacote da Autodesk. O objectivo para o cliente é receber modelos BIM. Alinham-se os 3 factores.

- Não há bom conhecimento de software. Tem de aquirir software ou subcontratar serviços. A empresa quer gerir o modelo não modelar. Aparece uma zona de "incerteza" que nos indica que há um balanço a corrigir na "aplicação" de um software X a essa empresa.



Existem soluções adequadas a cada situação específica.


Este artigo é baseado num vídeo de BIMExperts Treinamentos



Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se