Avançar para o conteúdo principal

Determinação do comprimento das clotóides - várias fórmulas

Determinação do comprimento das clotóides - várias fórmulas

Dependendo da região aplicam-se diversas normas ou critérios.


Na sequência da construção da aplicação para cálculo de parâmetros ferroviários, preciso de investigar várias formulações para encontrar os comprimentos de clotóides, aplicados a ferrovias.

Consultar as normas europeias e a AREMA resulta numa série de fórmulas, algumas com factores que usamos sem perguntar o porque de esses "números" estarem aí.

Geralmente a escolha do comprimento de clotóide está relacionada com critérios de:

  • Geometria
  • Conforto
  • Dinâmicos

Depois as fórmulas a empregar estão derivadas da prática comum (empíricas) ou de experiências e observações sobre os comportamentos dos veículos.

As primeiras fórmulas são da AREMA e as segundas da Norma Europeia.


Fórmulas de razão geométrica:


0.8 - 1.285


Fórmulas de razão de conforto dos passageiros:


35 - 55


Fórmulas de razão dinâmica (variação de escala):


45 - 50


Com a devida ressalva que algumas fórmulas (os factores) são aplicadas para diferentes tipos de comboios e/ou velocidades.

Investigando a origem dos factores, vemos coisas como comprimento dos vagões, hábito de construção e as unidades imperiais e SI, bem como a forma de apresentar os resultados.

O mesmo se passa para factores que estão nas nossas fórmulas (Europa) como os:

Horizontal radius = (11.8/(D+I))V²

qr=V²/(12.96*Rv)


O trabalho de ver e deduzir estes factores é muito interessante.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se