Avançar para o conteúdo principal

Dynamo e Lisps

 Dynamo e Lisps


O momento presente no que toca à customização de aplicações de desenho é em parte dominado por assuntos relacionados com o Dynamo.


Talvez se pudesse fazer uma comparação ao LISP para CAD que potenciava o programa e valorizava que usava o CAD com essas ferramentas, engenheiros e desenhadores. É engraçado ver a alegria das conquistas de alguns no Dynamo comparável ao atingir o funcionamento de uma Lisp, ambos os ustilizadores estão contentes pelo objectivo e também deveriam estar contentes com a potenciação das suas habilidades e competências, embora nem sempre reconhecidas pelos seus superiores hierárquicos.

 

O Lisp (Autolisp) que já anda neste mundo há boas décadas continua a ser usado aqui e ali, mantendo a compatibilidade com as recentes versões de CAD. Ao contrário de VBAs e DotNEts que ou estão extintos ou necessitam de recodificação permanente.

O Dynamo sendo uma ferramenta transversal a várias aplicações da Autodesk tem de acompanhar as versões dessas aplicações e a própria actualização. Já passámos por várias versões desta ferramenta. Seguirá o mesmo caminho que o DotNet (C#) com a necessidade de actualizar o código à medida das novas versões?

 

Para rematar, no meu PC do trabalho, tenho esta actualização com quase 1 GB… perdeu-se a noção do ridículo, os computadores não são um recurso infinito.





 



 

E por último, toda esta malta que trabalha com competências em LISP VBA DotNEt e Dynamo facilmente se adaptaria às necessidades de costumização BIM, haja trabalho na área BIM para que isso aconteça e haja “chefes” conscientes.

 

Cumprimentos.

 
#Dynamo #Civil3d #CAD #BIM #ISPOL #ISTRAM #LISP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM Por vezes em CAD deparamos com alguns problemas em determinar as áreas de linhas que aparentemente estão fechadas ou contíguas, mas na verdade não estão. Mostro a introdução do ISTRAM num fluxo de trabalho de medição de áreas em CAD. Vista 3D do exemplo Como se mostra na primeira imagem, gerei uma rotunda de forma rápida em ISPOL. Em CAD, suponhamos que queremos medir as áreas em planta de pavimentos, passeios... Depois de uma limpeza e algum tratamento ao picar na área que aparentemente está fechada, que poderia representar a berma ou um passeio, temos um aviso comum no CAD, as linhas não têm continuidade. Neste caso em mais de uma situação, e na figura, apenas para a "área inferior". Linhas em CAD Podemos introduzir no fluxo de trabalho o ISTRAM, se a ele tivermos acesso. Podemos fazer um copy paste directo (linhas) do CAD para o ISTRAM. As mesmas linhas em ISTRAM Um primeiro passo pode ser filtrar e tratar o desenho, unindo de