Dynamo e Lisps
O momento presente no que toca à customização de aplicações de desenho é em parte dominado por assuntos relacionados com o Dynamo.
Talvez se pudesse fazer uma comparação ao LISP para CAD que potenciava o programa e valorizava que usava o CAD com essas ferramentas, engenheiros e desenhadores. É engraçado ver a alegria das conquistas de alguns no Dynamo comparável ao atingir o funcionamento de uma Lisp, ambos os ustilizadores estão contentes pelo objectivo e também deveriam estar contentes com a potenciação das suas habilidades e competências, embora nem sempre reconhecidas pelos seus superiores hierárquicos.
O Lisp (Autolisp) que já anda neste mundo há boas décadas continua a ser usado aqui e ali, mantendo a compatibilidade com as recentes versões de CAD. Ao contrário de VBAs e DotNEts que ou estão extintos ou necessitam de recodificação permanente.
O Dynamo sendo uma ferramenta transversal a várias aplicações da Autodesk tem de acompanhar as versões dessas aplicações e a própria actualização. Já passámos por várias versões desta ferramenta. Seguirá o mesmo caminho que o DotNet (C#) com a necessidade de actualizar o código à medida das novas versões?
Para rematar, no meu PC do trabalho, tenho esta actualização com quase 1 GB… perdeu-se a noção do ridículo, os computadores não são um recurso infinito.
E por último, toda esta malta que trabalha com competências em LISP VBA DotNEt e Dynamo facilmente se adaptaria às necessidades de costumização BIM, haja trabalho na área BIM para que isso aconteça e haja “chefes” conscientes.
Cumprimentos.
#Dynamo #Civil3d #CAD #BIM #ISPOL #ISTRAM #LISP
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.