BIM - Curva de MacLeamy

BIM - Curva de MacLeamy

Ter bem presente a finalidade da metodologia BIM é ter presente a direcção a tomar.

A curva de MacLeamy bastante divulgada e da qual também tenho uma versão neste post tem um objectivo: Abrir portas a um novo paradigma, a uma nova maneira de pensar os projectos e obras.

Infelizmente como já sabemos Portugal segue na segunda divisão BIM. Adiante...

Tomando o gráfico como rumo, podemos ver que ao contrário da metodologia tradicional, o BIM investe o seu "volume" da curva de esforço nas fases iniciais de um projecto e obra. Requer um investimento inicial maior para com isso obter um modelo que seja depois facilmente alterável e flexível o quanto baste, para além de perdurar no tempo o seu uso.
Pode em muitos casos necessitar de um investimento anterior ao Estudo prévio, ou seja, preparar equipas e meios para entrar no mercado.
Nestas fases iniciais abertas a mais mudanças e ajustes o impacto económico acaba por ser menor, sendo possível com a visualização BIM (Clash detection etc) e reunião com as diversas especialidades encontrar e suprimir erros bem como optimizar o projecto.
MacLeamy

Ora tudo isto é uma boa teoria, infelizmente capada à partida pela redução de custos das empresas e dos concursos pouco atractivos a "inovações".
Nem as empresas concursantes, nem as donas de obra estão na generalidade prontas a receber o BIM. Salvaguardando honrosas excepções.

Em Portugal a solução é a mesma já encontrada noutras latitudes, tem de partir do Estado a iniciativa. Os concursos públicos começarem a exigir gradualmente a entrega em BIM. As empresas por sua vez necessitam de tempo para se prepararem para a transformação.

Também se pode encarar o gráfico não só para a transformação BIM mas também para uma mudança de paradigma de modo a pensar e flexibilizar todo o processo público/privado de lançamento de um projecto, ou para a mudança interna das empresas.

Inovação e Transformação!

Não esquecer a qualificação dos profissionais, a implementação de novas ferramentas e hardware.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Python - Automatização em ISPOL

Linha do Oeste - Breve visita

AMV – Aparelhos de Mudança de Via