Avançar para o conteúdo principal

Automatização ISPOL - Larguras - Javascript vs Python

Automatização ISPOL - Larguras - Javascript vs Python

Tenho um programa funcional em Python, que desenha as larguras entre vias e a muros. No entanto este não tem interface gráfica.

Já tinha feito um post anteriormente com o processo que usei para automatizar estas larguras / distâncias.

Com a intenção de dar uma interface gráfica ao programa de desenho de larguras entre vias (ferrovias) e os muros laterais, decidi migrar o programa para Javascript, não sei se se pode empregar o termo refactorar.

O objectivo final é o mesmo, produzir o desenho seguinte com as larguras / distâncias entre as vias e os muros.


Agora com a mudança de linguagem de programação, de Python a Javascript o código teve de ser refeito, não todo mas uma boa parte. Mas tendo conhecimentos na área a tarefa não é impossível. Há que atender à especificidade de cada linguagem, umas são melhores num aspecto outras noutro.

Amostra em Javascript:


Amostra em Python:


A maior alteração foi na construção da string do tipo 0+000.000 que em JS levou mais trabalho.

O aspecto gráfico obtido agora é o seguinte, ainda sem as imagens de ajuda que pretendo incluir:

E anteriormente sem a interface, em Python:


Em conclusão, o uso das duas linguagens é viável para auxiliar a produção de engenharia, integrando com os inputs e outputs de ISPOL ISTRAM. O Python teoricamente tem vantagens ao lidar com formas mais complexas de trabalhos com ficheiros e data etc... mas para o caso presente realizam ambas as linguagens o mesmo trabalho.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se