Avançar para o conteúdo principal

Programação - Possível início de série

Programação - Possível início de série

Saber programar é como se sabe hoje em dia uma mais valia para as pessoas no mercado de trabalho, seja qual for a área de actuação.

Decidi fazer este post, para avaliar a receptividade a uma possível série sobre programação. A ideia seria guiar os leitores num curto processo de introdução ao mundo da programação. Para o sucesso do lançamento da série é necessário que receba algum feedback sobre este assunto.

O trabalho a realizar será este:


Isto está publicado no (neste post) do Blogger da Google, mas queria também colocar o mesmo no meu site:

Existem muitos conceitos que são necessários aprender para alguém ter um mínimo de bagagem sobre a programação. Também existem muitas ferramentas e muitas mais questões. Uma das barreiras de entrada é o conjunto de "problemas" referidos anteriormente. Portanto vamos começar da forma mais simples possível, sem instalação de qualquer ferramenta, e um programa muito simples. O reverso da medalha é que se pode ficar com uma ideia de não ter realizado grande coisa, alguma desilusão... mas uma das noções importantes também vai por aí... ter a noção que num mês de aprendizagem não se aprende a ser hacker... é um processo contínuo e sem fim. 
Outro par de "coisas" muito importantes, é ter curiosidade em aprender e praticar.
E para não desanimar, trace um objectivo para o longo prazo, por exemplo aprender a programar em Dynamo ou Excel ...

Comecemos...


Vamos iniciar a abordagem à programação com um editor de código online, e com a linguagem de programação Python.

Com um editor de código online, não precisa de qualquer instalação. Um editor de código não é mais que um editor de texto, como o notepad do windows, mas com umas características extra para lidar com o "texto" típico da linguagem de programação. Adiante veremos este conceito de outra forma.
A linguagem de programação, não é mais do que uma série de instruções que o computador vai saber interpretar para realizar algumas tarefas. Esta é uma definição simples, suficiente por agora.

Vamos construir um programa muito simples, que apenas soma dois números.

O número 10 vai ser atribuído a uma variável de nome Numero1 . Entenda uma variável como uma caixa ou armazenamento que fica guardada na memória do computador, para uso posterior.
De forma semelhante vamos definir o número 20 para ser atribuído a uma variável de nome Numero2 .
O programa depois vai somar o conteúdo destas duas variáveis, e colocar o resultado numa outra variável de nome Soma ,  os nomes de variáveis podem ser quaisquer (por agora digamos que sim), mas convém desde já associar os nomes a algum significado.

Como fazemos isto?
Então entrando no seguinte site (abra uma nova janela e deixe esta aberta):

Existem vários sites, ou páginas web, que fazem o mesmo que esta.

A página terá o seguinte aspecto:

Tem uma parte superior onde vai escrever o seu código, um botão verde de RUN para executar o programa e uma parte inferior onde aparecem os resultados do programa. Na imagem tem o resultado de clicar em RUN com o que nos oferece por defeito.

Não se detenha em entender o que está no código oferecido por defeito...

O primeiro passo será apagar o conteúdo da parte superior da janela.

Aí escrever os códigos:

Numero1 = 10
Numero2 = 20

As duas linhas acima, não fazem mais do que atribuir (o sinal = faz essa atribuição) um valor numérico a uma variável. Indica que Numero1 terá o valor 10 ...
(não coloque assentos nem espaços nos nomes das variáveis)
Pode fazer um copy paste daqui para a janela do site.

Deverá ter o seguinte:




Repare que as cores foram atribuídas pelo site, editor de código. Como eu disse acima, os editores de código são editores de texto específicos para algumas linguagens de programação, não identificam erros de português, mas por exemplo este identifica os valores numéricos a azul... facilita a escrita e despiste de erros, como certamente irão ver.

De seguida precisamos fazer a soma dos dois valores, na realidade no nosso programa somamos as duas variáveis e o computador vai internamente ler o valor de cada variável para a soma.
A soma nesta linguagem de programação pode realizar-se como numa calculadora, por exemplo:
10 + 20

Vamos atribuir o resultado dessa soma a uma variável, para que a possamos usar mais à frente:

Soma = Numero1 + Numero2

Deverá ter o seguinte:


Neste momento se clicar no botão RUN não deve acontecer nada, pois o computador fez o seu trabalho de somar internamente e não indicou erros.

Então... não vemos o resultado? Sim, veremos, como em tudo na programação, teremos de indicar ao computador que queremos que nos mostre o resultado.

Essa ordem para nos mostrar o resultado, no fundo será escrever no ecrã o resultado, é dada com a ordem ou instrução PRINT , do seguinte modo:

print ("A soma é ", Soma)

Deverá ter o seguinte:


a instrução print coloca no ecrã o que está depois entre parêntesis. Não complicando muito, o programa aí dentro, junta o texto (entre ") com a variável, sabe que tem de juntar porque tem a vírgula, que aqui significa essa ordem de juntar, ou de concatenar.

Veja a coloração que o editor fez. A verde colocou aquilo que ele entende ser texto simples. E nesta linha 4, a instrução print a azul, indicando que é uma palavra reservada, ou seja que é uma instrução, verá mais sobre isto.

Agora se tudo correu bem, ao clicar en RUN, obterá mais abaixo a mensagem:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM Por vezes em CAD deparamos com alguns problemas em determinar as áreas de linhas que aparentemente estão fechadas ou contíguas, mas na verdade não estão. Mostro a introdução do ISTRAM num fluxo de trabalho de medição de áreas em CAD. Vista 3D do exemplo Como se mostra na primeira imagem, gerei uma rotunda de forma rápida em ISPOL. Em CAD, suponhamos que queremos medir as áreas em planta de pavimentos, passeios... Depois de uma limpeza e algum tratamento ao picar na área que aparentemente está fechada, que poderia representar a berma ou um passeio, temos um aviso comum no CAD, as linhas não têm continuidade. Neste caso em mais de uma situação, e na figura, apenas para a "área inferior". Linhas em CAD Podemos introduzir no fluxo de trabalho o ISTRAM, se a ele tivermos acesso. Podemos fazer um copy paste directo (linhas) do CAD para o ISTRAM. As mesmas linhas em ISTRAM Um primeiro passo pode ser filtrar e tratar o desenho, unindo de