Avançar para o conteúdo principal

C# - Porque investir tempo numa linguagem de programação, como engenheiro de vias ?

C# - Porque investir tempo numa linguagem de programação, como engenheiro de vias ?

Sendo a minha ocupação na área de traçado de vias, porque perco (ou invisto) o meu tempo numa linguagem de programação?


bim
https://www.linkedin.com/pulse/bim-2017-using-microsoft-net-46-framework-c-6-now-complete-honde/

Além do "Saber programar será tão importante como ler e escrever" que terá dito Zuckerberg ... e além de ser um desenvolvimento pessoal que posso usar em actividades "extra-laborais" é uma mais valia que posso oferecer à empresa. A programação permite, como já escrevi num post anterior, que a produção seja maior. Permite uma flexibilidade de trabalho e adaptação a diversas circunstancias e resolver problemas. Permite que não sejamos um agente passivo, à espera que algum software resolva os nossos problemas, e passar a criar a solução. Um funcionário pró-activo é um activo importante na empresa.

Sendo a actividade de traçado, intrinsecamente ligada ao uso de softwares, e a capacidade de "fazer" estar ligada ao que estes softwares podem fazer, faz sentido podermos expandir as potencialidades informáticas, à exigência da geografia para onde trabalhamos e ao cliente e tipo de projecto.

Certo é que este caminho informático não é para todos, nem tem de ser, outros seguirão outros caminhos. Todos importantes. No final ao poder disponibilizar os serviços e mais valias de cada um ganha a organização.


Esta incursão no C#, precedida por outras linguagens, VBasic; Lua; Javascript; Python, fornece alguma bagagem, tornado o processo mais rápido.


O C# permite mexer mais profundamente em programas como:

    MS Office

    LibreOffice

    Autocad

    Civil3D

    Revit

    Bentley (Open Rail Open Roads ...)

Além do trabalho sobre ficheiros de texto (com uso no ISTRAM ISPOL) e outros.


Na secção de jogos temos o Unity, que o seu motor 3D tem vindo a ser usado fora do ambiente gamer, para aplicações comerciais e técnicas. Temos ainda o desenvolvimento web e mobile ...


Portanto se razões faltassem, aqui ficam algumas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM Por vezes em CAD deparamos com alguns problemas em determinar as áreas de linhas que aparentemente estão fechadas ou contíguas, mas na verdade não estão. Mostro a introdução do ISTRAM num fluxo de trabalho de medição de áreas em CAD. Vista 3D do exemplo Como se mostra na primeira imagem, gerei uma rotunda de forma rápida em ISPOL. Em CAD, suponhamos que queremos medir as áreas em planta de pavimentos, passeios... Depois de uma limpeza e algum tratamento ao picar na área que aparentemente está fechada, que poderia representar a berma ou um passeio, temos um aviso comum no CAD, as linhas não têm continuidade. Neste caso em mais de uma situação, e na figura, apenas para a "área inferior". Linhas em CAD Podemos introduzir no fluxo de trabalho o ISTRAM, se a ele tivermos acesso. Podemos fazer um copy paste directo (linhas) do CAD para o ISTRAM. As mesmas linhas em ISTRAM Um primeiro passo pode ser filtrar e tratar o desenho, unindo de