Avançar para o conteúdo principal

C# - Porque investir tempo numa linguagem de programação, como engenheiro de vias ?

C# - Porque investir tempo numa linguagem de programação, como engenheiro de vias ?

Sendo a minha ocupação na área de traçado de vias, porque perco (ou invisto) o meu tempo numa linguagem de programação?


bim
https://www.linkedin.com/pulse/bim-2017-using-microsoft-net-46-framework-c-6-now-complete-honde/

Além do "Saber programar será tão importante como ler e escrever" que terá dito Zuckerberg ... e além de ser um desenvolvimento pessoal que posso usar em actividades "extra-laborais" é uma mais valia que posso oferecer à empresa. A programação permite, como já escrevi num post anterior, que a produção seja maior. Permite uma flexibilidade de trabalho e adaptação a diversas circunstancias e resolver problemas. Permite que não sejamos um agente passivo, à espera que algum software resolva os nossos problemas, e passar a criar a solução. Um funcionário pró-activo é um activo importante na empresa.

Sendo a actividade de traçado, intrinsecamente ligada ao uso de softwares, e a capacidade de "fazer" estar ligada ao que estes softwares podem fazer, faz sentido podermos expandir as potencialidades informáticas, à exigência da geografia para onde trabalhamos e ao cliente e tipo de projecto.

Certo é que este caminho informático não é para todos, nem tem de ser, outros seguirão outros caminhos. Todos importantes. No final ao poder disponibilizar os serviços e mais valias de cada um ganha a organização.


Esta incursão no C#, precedida por outras linguagens, VBasic; Lua; Javascript; Python, fornece alguma bagagem, tornado o processo mais rápido.


O C# permite mexer mais profundamente em programas como:

    MS Office

    LibreOffice

    Autocad

    Civil3D

    Revit

    Bentley (Open Rail Open Roads ...)

Além do trabalho sobre ficheiros de texto (com uso no ISTRAM ISPOL) e outros.


Na secção de jogos temos o Unity, que o seu motor 3D tem vindo a ser usado fora do ambiente gamer, para aplicações comerciais e técnicas. Temos ainda o desenvolvimento web e mobile ...


Portanto se razões faltassem, aqui ficam algumas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...

Python - Automatização em ISPOL

Python - Automatização em ISPOL Com o uso de PyAutoGui podemos automatizar tarefas repetitivas no ISPOL ISTRAM. No trabalho actual, é necessário converter mais de 300 ficheiros. Já houve um trabalho prévio de ler e transformar dados de directrizes em Excel para ficheiros compatíveis com a conversão presente. Este trabalho prévio foi também feito com programação. Tendo os muitos ficheiros com formato TXT que o ISPOL pode ler e converter para CEJ, é necessário ir ao menu de Conversores do ISTRAM e digitar os dados para ler a localização dos ficheiros, número de eixo etc... um trabalho repetitivo. Sendo repetitivo uma hipótese que deve surgir é se existe forma de automatizar / programar. O ISTRAM ISPOL não permite o uso de plugins (como o CAD), por tanto a via seria pela automatização dos movimentos. O pacote PyAutoGUI para Python permite esta simulação de movimentos. https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/ Basicamente "guiamos" o cursor para onde deve clicar e o que introdu...