C# - Complexidade dispensável ?
Será que o caminho do C# tem de ser complexo, ou muito complexo?
A programação e a engenharia são complementares, pelo menos em algumas das actividades que faço.
Não sendo a programação a actividade principal, mas sim a que complementa a principal, permitindo aumentar a productividade e o leque de opções disponíveis, pode tornar-se complexa e dar a sensação que temos de ser programadores profissionais para alcançar o resultado desejado.
Os meus programas em tecnologias WEB (HTML CSS Javascript) são facilmente adaptáveis a muitas situações, mas mais difíceis de integrar com outros softwares. Para situações mais complexas e de maior integração está aí o C# da Microsoft.
No entanto o ecossistema de C# com o Visual Studio torna todo o sistema bastante complexo. Se o puder evitar melhor. Usando um compilador do .NET fornecido com o Windows, e/ou o Mono para Linux. Para os ambientes Windows, não se necessita de usar o Visual Studio para algumas aplicações com integração de Excel ou Autocad, tornando assim a experiência de programação menos complexa.
No exemplo abaixo, estou a fazer um programa para CAD, ou se quiserem um plugin. Poderia usar o Visual Studio, mas estou a usar o compilador de Windows. Retiro alguma complexidade ao sistema.
Para programas mais complexos ou de cariz comercial será indispensável usar o Visual Studio em conjunto com outras soluções.
Cumprimentos.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.