JavaScript - Autocad Uma alternativa ao C#
Na exploração de alternativas para a programação em Autocad, o JavaScript pode em alguns casos ser um caminho viável.
Exemplo para um Menu de Pavimentos |
No exercício que estou a fazer, a ideia é montar um programa para desenhar secções tipo, ou pelo menos os componentes de uma secção tipo. Fazemos muitos reaproveitamentos de secções tipo, e nem sempre estas secções estão exactas, ou falha um milímetro ou a pendente não é a correcta, coisas assim. Além disso poderia ser uma forma de uniformizar e claro de poupar tempo no desenho e montagem de uma secção tipo.
Para já a ideia está na fase de verificar a viabilidade da mesma. O caminho poderia ser um programa fora do Autocad, ou dentro do Autocad. Dentro do CAD o tradicional caminho é o do CSharp. Com o CSharp para que tenha menus, tem de se ir sempre ao Visual Studio, o que acrescenta mais um passo de complexidade. Depois há ainda que escolher de que tipo são as janelas do Menu... há três tipos, mas o que está preferido pelo CAD são as Palettes.
Com a ideia de simplificar, resolvi ver o caminho do JavaScript. O Autocad permite criar uns scripts (scripts no sentido de operações trabalhos etc...) com JS, mas sem menus. Tem algumas limitações, não sendo tão potente como o C#. Para alguns casos é suficiente, e se fosse necessário poderiam ser extendidas as suas capacidades...
O JS tem o defeito de, em conjunto com o HTML para gerar um menu tipo Palette de deixar o código fonte acessível. Mas se for para consumo interno não há problema. tem a vantagem de não usar o Visual Studio e de ser realizado numa tecnologia quase conhecida.
Tem de estar ligado à Net, pois funciona com recurso a uma API. Mas o próprio Autocad hoje em dia tem de estar ligado por temas de licenças.
Para o projecto são necessários pelo menos dois ficheiros, um JS que indica que +e um menu Palette e carrega o HTML.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.