JavaScript - Autocad Uma alternativa ao C#

JavaScript - Autocad Uma alternativa ao C#

Na exploração de alternativas para a programação em Autocad, o JavaScript pode em alguns casos ser um caminho viável.

Menu Pavimentos
Exemplo para um Menu de Pavimentos

No exercício que estou a fazer, a ideia é montar um programa para desenhar secções tipo, ou pelo menos os componentes de uma secção tipo. Fazemos muitos reaproveitamentos de secções tipo, e nem sempre estas secções estão exactas, ou falha um milímetro ou a pendente não é a correcta, coisas assim. Além disso poderia ser uma forma de uniformizar e claro de poupar tempo no desenho e montagem de uma secção tipo.

Para já a ideia está na fase de verificar a viabilidade da mesma. O caminho poderia ser um programa fora do Autocad, ou dentro do Autocad. Dentro do CAD o tradicional caminho é o do CSharp. Com o CSharp para que tenha menus, tem de se ir sempre ao Visual Studio, o que acrescenta mais um passo de complexidade. Depois há ainda que escolher de que tipo são as janelas do Menu... há três tipos, mas o que está preferido pelo CAD são as Palettes.

Com a ideia de simplificar, resolvi ver o caminho do JavaScript. O Autocad permite criar uns scripts (scripts no sentido de operações trabalhos etc...) com JS, mas sem menus. Tem algumas limitações, não sendo tão potente como o C#. Para alguns casos é suficiente, e se fosse necessário poderiam ser extendidas as suas capacidades...

O JS tem o defeito de, em conjunto com o HTML para gerar um menu tipo Palette de deixar o código fonte acessível. Mas se for para consumo interno não há problema. tem a vantagem de não usar o Visual Studio e de ser realizado numa tecnologia quase conhecida.

Tem de estar ligado à Net, pois funciona com recurso a uma API. Mas o próprio Autocad hoje em dia tem de estar ligado por temas de licenças.


Para o projecto são necessários pelo menos dois ficheiros, um JS que indica que +e um menu Palette e carrega o HTML.


Dentro do HTML está todo o layout do programa e as suas funções.

Por exemplo, o conteúdo do HTML pode ser:
Neste HTML faz-se o link ao API.

https://df-prod.autocad360.com/jsapi/v3/GettingStart/index.html




O ficheiro JS apenas faz a ligação ao HTML e indica que é um menu de Palette:


O carregamento deste programa é feito pelo comando WEBLOAD e depois indica-se o caminho para o ficheiro JS:
Ainda estou a ver como se pode abreviar o processo de carregamento.

Pode-se ver que abre o menu, em forma de Palette, típica de vários menus de CAD como por exemplo o das propriedades de uma linha... apenas não tem (por agora) uma formatação familiar.


Nesta fase inicial do projecto, tenho apenas duas opções, sem muita complexidade, para ir verificando a viabilidade do projecto.


Este seria o Menu de Pavimentos e à direita um desenho inicial, de duas linha que representa o topo e o fundo de uma camada de pavimento, com a pendente (fixa ainda) e espessura desejada.
Estou a trabalhar na separação de layers e hatch etc...




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Python - Automatização em ISPOL

Linha do Oeste - Breve visita

AMV – Aparelhos de Mudança de Via