Avançar para o conteúdo principal

Autocad e Chat GPT - o não oráculo

Autocad e Chat GPT - o não oráculo

Sem entrar em profundidade nos vídeos e posts sobre o uso da Inteligência Artificial no fluxo de trabalho do Autocad não teremos claro do que se trata.

Imagem criada com IA Dall-E


Podemos ver vários thumbnails de vídeos no Youtube e vários artigos na net que prometem conectar o Chat GPT ao Autocad, fazer maravilhas pelo fluxo de trabalho e produtividade. Alguns até incluem BIM.

Com estes ingredientes poderíamos pensar que temos pela frente uma espécie de oráculo ou máquina inteligente que nos vai ajudar (ou quem sabe substituir) no desenho de CAD.

É logo de desconfiar, pois na Net há muito hype - fazer barulho para ter visualizações.


Decidi assistir a um desses vídeos, que afinal nada entregam a mais, que um utilizador médio avançado de CAD não possa entregar. Com a ressalva de haver outros métodos apresentados que realmente aumentem a produtividade.


https://youtu.be/9ZKSnMFoq14?si=riyfmN6l3VKh5j3u


"How ChatGPT Improved My AutoCAD Workflow FOREVER"

Thumbail do vídeo

O autor tem como objetivo, afinal, criar um lisp para gerar uma polilinha entre dois níveis, simulando uma escada.

Recorre ao Chat GPT para que lhe apesente o código. Como é usual o código vem com erros e tem de se ir conversando com o Chat GPT para que vá melhorando o código. Um dos erros é de fácil resolução para quem estiver habituado a criar Lisps para Autocad.

Tirando o Chat GPT da equação, é o que fazemos há anos, procurar uma função ou um pedaço de código no stack overflow ou em fóruns que nos dê um código que faça o que pretendemos ou aproximadamente, e adaptar o mesmo código para atingir o objectivo.

Portanto o prometido fluxo de trabalho não é mais do que em vez de recorrer à procura de códigos na net, recorrer ao Chat GPT... mas ao que parece sem o conhecimento de programação.

Nada de coisas fantásticas, automáticas a 100% etc. Talvez para alguma tarefa repetitiva se consiga com Machine Learning. Mas os trabalhos por vezes são tão singulares que será difícil. E não creio que um desenhador ou engenheiro de CAD seja substituído nas próximas décadas.

Imagem criada com IA Dall-E

A IA tem as suas aplicações certamente...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...