Avançar para o conteúdo principal

BIM - Mais uma opinião do estado da arte, atrasada...

BIM - Mais uma opinião do estado da arte, atrasada...

A aplicação da metodologia BIM, que permitiria uma industrialização da construção está e continuará com a adopção atrasada.

Imagem gerada em Copilot


Na aparente onda de projectos rodo-ferroviários que temos pela frente, partimos sem um uso corrente da metodologia BIM. Partimos sem ter passado pelas dores e erros de crescimento da adopção desta metodologia.

Mesmo que fosse decretada obrigatória hoje, que para os projectos de linhas de alta velocidade, ou requalificações, ou até no caso mais simples para edificações (e bem falta fazem) seria impossível de concretizar. São precisos anos de preparação, preparar as pessoas e "hardware" no sector privado e mais difícil será ainda fazer o mesmo por parte das entidades do estado.

Já uma vez fiz um post com a procura da palavra BIM no PRR, e resulta num zero.


Vamos assistindo a espaçados eventos em Portugal, nos quais se expõem casos de uso de empresas, muito específicos, ou então são casos ao estilo "apresentação de teses" que vemos em muitos congressos.


Não há adopção geral, não há profissionais e ficámos mais para a cauda da Europa e do Mundo.


Neste artigo de Susan Cabeceiras, jornal construir a autora escreve precisamente sobre este assunto:

É um desafio constante, de encontrar recursos humanos para o mercado AEC em Portugal, dado que esta metodologia BIM não é promovida no mundo académico português.

https://construir.pt/opiniao/nao-basta-decretar-e-preciso-ser-possivel-concretizar


Sobre a CM Lisboa ma notícia já de 2022 dizia:

A autarquia também já se candidatou a fundos europeus "para explorar o BIM no licenciamento urbanístico e desenvolver esta metodologia.

https://imobiliario.publico.pt/noticias/lisboa-quer-maior-cooperacao-desenvolvimento-projetos-urbanisticos/

Seria interessante apurar como está a maior autarquia do País a adoptar o BIM.


Assim como seria interessante apurar o grau de adopção BIM por exemplo nas Infraestruturas de Portugal.

Numa busca pela palavra BIM apenas sai um resultado:




BIM

https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/search/node-ip?keys=



Sem as entidades estatais a serem o motor da adoção BIM isto não funciona.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...