CSHARP - Excel para menu de Escala / Peraltes
Na continuidade de trabalhos anteriores, é relativamente fácil optimizar o fluxo de informação do ISPOL para o Excel e voltar a alimentar o ISPOL.
Fluxo |
Aproveitando o acumular de conhecimentos anteriores, aqui a ideia é transferir informação de uma folha de análise de parâmetros do eixo para o ISPOL, a informação relevante para o caso é a escala de cada curva (ou peralte para os espanhois).
O processo inicia com a criação de uma listagem da directriz no formato texto ou Excel.
Listagem da directriz |
Essa listagem é copiada para a folha de análise dos parâmetros geométricos e dinâmicos.
Nesta folha apura-se o valor da Escala (Peralte) para cada curva.
Folha Excel |
De seguida executa-se o programa em CSharp. Este analisa uma determinada folha do Excel, mostra os dados lidos, e calcula o necessário para montar um ficheiro de extensão prl.
Código CSharp |
Mostra resultados leitura |
O ficheiro prl é então lido pelo ISPOL no menu de peraltes.
Menu peraltes |
Aqui fica uma imagem com o fluxo de trabalho.
Fluxo |
O processo completo, pode passar primeiro pelo carregamento de uma norma no ISPOL, adequada ao tipo de projecto e velocidade. Dar ordem ao ISPOL para completar os valores de Escala / Peralte e ao exportar dados do ISPOL para o Excel, além da informação da directriz exportar também os dados da Escala. Podendo-se usar estes primeiros valores de escala para uma primeira análise no Excel.
Ou simplesmente adaptar os ficheiros de norma no ISPOL, se necessário, e usar apenas o fluxo de trabalho dentro do ISPOL, que é bem feito.
Note-se que na folha Excel apresentada há valores "não normais" que levam a uma coloração das células (estas têm regras por cores) como teste.
Também falta acabar uma rotina para que se considere a escala negativa nas curvas à esquerda. No menu de ISPOL resultado da leitura do ficheiro de texto, todos os valores de escala estão positivos o que não é correcto.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.