Avançar para o conteúdo principal

Ferrovias - Doucine no disfarce de escala / peralte

Ferrovias - Doucine no disfarce de escala / peralte

Para diminuir um pouco as acelerações, em alguns casos aplica-se uma doucine para suavizar o diagrama de disfarce de escala / peralte.



A aplicação de Doucines no diagrama de disfarce de escala, tem por objectivo diminuir as acelerações (verticais) e ir um pouco ao encontro do que se consegue materializar na prática para "levantar" um carril sem lhe aplicar um ângulo.

Estas situações aplicam-se com comprimentos diferentes conforme o tipo de via. No entanto para todas as linhas os requisitos referem x metros ao inicio de clotóide (colocação de aparelhos de via) tendo em vista também a diferença de do disfarçe de escala teórico e o que pode ser materializado.


O EIA da linha D do Metro do Porto refere as Doucines:

"O disfarce de escala deve ser realizado de forma progressiva através dos elementos de clotóide,
considerando, nas suas extremidades, uma zona com um comprimento da ordem dos 10 m (doucine)
que consta de uma parábola em perfil longitudinal."


Na revista de obras públicas, 1946, Espanha, tem um estudo das várias configurações desta suavização do diagrama:





No memorandum da alta Velocidade da California, faz-se referência às Doucines, e depois uma transição ao meio-seno:

"The French Railways (SNCF) uses constant rate of change clothoid spiral but applies a transition
at the ends called a “doucine.” The set length is 40 meters on TGV lines and 20 meters on lower
speed lines. Doucines appear to be a high-speed version of the traditional American “stringline”
method of reduction in rate of change of radius and superelevation at the ends of spirals. "





As chamadas doucines, também se podem aplicar, em casos restritos, fora de uso, para a directriz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM Por vezes em CAD deparamos com alguns problemas em determinar as áreas de linhas que aparentemente estão fechadas ou contíguas, mas na verdade não estão. Mostro a introdução do ISTRAM num fluxo de trabalho de medição de áreas em CAD. Vista 3D do exemplo Como se mostra na primeira imagem, gerei uma rotunda de forma rápida em ISPOL. Em CAD, suponhamos que queremos medir as áreas em planta de pavimentos, passeios... Depois de uma limpeza e algum tratamento ao picar na área que aparentemente está fechada, que poderia representar a berma ou um passeio, temos um aviso comum no CAD, as linhas não têm continuidade. Neste caso em mais de uma situação, e na figura, apenas para a "área inferior". Linhas em CAD Podemos introduzir no fluxo de trabalho o ISTRAM, se a ele tivermos acesso. Podemos fazer um copy paste directo (linhas) do CAD para o ISTRAM. As mesmas linhas em ISTRAM Um primeiro passo pode ser filtrar e tratar o desenho, unindo de