Avançar para o conteúdo principal

Aceleração Lateral Não Compensada - Uso de curva de transição

Aceleração Lateral Não Compensada - Uso de curva de transição

Para que os efeitos da referida aceleração não se façam sentir de forma brusca, usam-se as curvas de transição em planta.


A Aceleração Lateral Não Compensada que é a aceleração lateral total menos a componente da aceleração compensada pela gravidade devido à aplicação da escala em curvas.

Numa directriz sem curvas de transição, o valor da Aceleração Lateral Não Compensada aq inicia-se de forma brusca, causando um desconforto para o passageiro, sendo o comboio um sistema guiado, este insere-se na curva de imediato (se fosse um automóvel poderia ter o atraso de girar o volante ou desatenção do condutor). Outro efeito é um esforço adicional na via.

Traçado sem curvas de transição

Assim uma solução é introduzir as curvas de transição em planta, no caso clotóides.

Traçado com clotóides

(gráficos de produção própria)

A clotóide é uma espiral, que no seu início tem um raio de valor infinito, igual à recta, e depois de forma não linear, espiral, vai diminuindo o seu raio. Este efeito tenta ilustra-se no gráfico acima com a linha vermelha.


Abaixo um extracto de uma directriz em ISPOL, a vermelho está a clotóide.


Exportação de dados do eixo, inclui o valor de Escala.


Dados exportados para formato de Excel.



Cálculo da Aceleração Lateral Não Compensada com um factor de multiplicação na coluna F para que apareça algo visível no gráfico.


Os valores a vermelho são da aq e as linhas a azul representam os valores de raio da directriz.


O gráfico para a aq na realidade não é tão suave por várias oscilações do comboio e defeitos na via.


Como a curvas de transição proposta, a clotóide, apresenta um grau de curvatura constante, o gráfico resultante para a aé linear. No entanto para outros tipos de curvas de transição o gráfico resultante já não seria linear.

Existem várias curvas de transição que poderiam ser aplicadas.

https://www.brainkart.com/article/Railway-Engineering-Transition-Curve_4227/


Os gráficos de várias destas curvas podem ser observados abaixo, observando-se a parábola de 3º grau - Clotóide que é a única que apresenta um valor linear.

https://pdfs.semanticscholar.org/bd4e/3fc587879d984200f6fe717f67643c8d922b.pdf


Também há referências a este assunto na EN 13803




Comentários

Mensagens populares deste blogue

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...

Python - Automatização em ISPOL

Python - Automatização em ISPOL Com o uso de PyAutoGui podemos automatizar tarefas repetitivas no ISPOL ISTRAM. No trabalho actual, é necessário converter mais de 300 ficheiros. Já houve um trabalho prévio de ler e transformar dados de directrizes em Excel para ficheiros compatíveis com a conversão presente. Este trabalho prévio foi também feito com programação. Tendo os muitos ficheiros com formato TXT que o ISPOL pode ler e converter para CEJ, é necessário ir ao menu de Conversores do ISTRAM e digitar os dados para ler a localização dos ficheiros, número de eixo etc... um trabalho repetitivo. Sendo repetitivo uma hipótese que deve surgir é se existe forma de automatizar / programar. O ISTRAM ISPOL não permite o uso de plugins (como o CAD), por tanto a via seria pela automatização dos movimentos. O pacote PyAutoGUI para Python permite esta simulação de movimentos. https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/ Basicamente "guiamos" o cursor para onde deve clicar e o que introdu...

Python - Larguras de vias em Excel para ISPOL

Python - Larguras de vias em Excel para ISPOL Uma das formas de organizar a informação é usar o Excel. O ISPOL sendo um software em que muita informação é indicada de forma paramétrica, pode gerar alguma dificuldade ou confusão, quando há muitos dados. É o caso das larguras de vias, quando há vias de aceleração ou abrandamento, e diversas situações de vias adicionais. Uma forma de contornar alguma dificuldade é organizar a informação em quadros Excel. O Excel não comunica com o ISPOL, por isso arranja-se um canal de comunicação, a programação em Python. Com alguma experiência na programação, criar um script que realize o que pretendemos não leva assim tanto tempo. Como primeiro passo, ter um ficheiro de Excel com a informação estruturada. Os dados principais podem ser introduzidos com leituras de PKDist do ISPOL e copiados para o Excel. Pode-se ter umas fórmulas nas células para calcular as transições. Cada folha de Excel é relacionada a um eixo. O script ao início pede o número de eix...