Avançar para o conteúdo principal

Ler ficheiros de Eixo ou integrar a programação numa plataforma nativa

Ler ficheiros de Eixo ou integrar a programação numa plataforma nativa

Muitas vezes no início de um projecto de programação, a dúvida instala-se entre programar dentro de uma plataforma como o Civil3D ou Bentley, ou fazer tudo externamente.



Ambas as opções têm vantagens, há que no contexto particular optar pela melhor opção.

No meu caso em que lido com o ISPOL ISTRAM a programação dentro do software de traçado não é uma opção. No caso de Civil / Autodesk ou Bentley é uma opção.

Os softwares Autodesk, falo com mais conhecimento do Autocad, mas tudo se aplica ao produto Civil3D e em certa parte aos produtos da Bentley... mudam por vezes bastante entre actualizações, e é provável que uma programação mais específica como em .NET tenha de ser refactorada.

As programações fora das plataformas nativas de traçado trazem a vantagem de não estar dependentes do programa de traçado. Há a desvantagem da comunicação ser indirecta.

Por exemplo na imagem acima, representa-se uma directriz lida desde uma listagem do ISPOL. Está feita em JS mas facilmente posso adaptar para CSharp ou Python. Com os devidos algoritmos posso fazer inúmeras coisas, por exemplo uma implantação de edifícios em relação à directriz, cálculo de parâmetros... muita coisa. Há um passo intermédio de exportação para obter a listagem, e depois um outro inverso para passar os dados para a plataforma original se isso for necessário claro.


O importante é fazer e alcançar o objectivo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Representação de Gabaris

ISPOL - Representação de Gabaris No ISPOL podemos representar ao longo do traçado um contorno e até realizar variações. A representação de um contorno ou gabari pode ser realizada no ISPOL de um modo simples, usando por exemplo um Símbolo (bloco) da biblioteca, ou um ou vários criados à medida para atender aos casos necessários. Na imagem abaixo um exemplo da biblioteca do ISPOL, representado no perfil transversal. Estas secções são constituídas por símbolos/blocos: Podem-se desenhar ao longo do eixo proporcionando a vista típica destas situações, uma espécie de sólido que enche o traçado. Além desta representação "simples" o ISPOL permite realizar transições entre símbolos diferentes, por exemplo para representar os diferentes gabaris em recta e curva. Ou outras situações que se achem necessárias. Permite ainda condicionar a representação destes símbolos por valores de raio. Isto é para um determinado raio. Pode ser usado para indicar de forma automática ao programa que em r...