Python - Excel ISPOL, complicação desnecessária.
Python - Excel ISPOL, complicação desnecessária
Por vezes tendemos a complicar muito as soluções, quando com apoio das ferramentas existentes e com mais um pouco, se pode solucionar o problema real.
Num dos posts anteriores descrevi um pouco o processo de criação de um programa em Python para automatizar um processo, que não estava muito explícito mas apontava para Gabaritos e Plataformas. A ideia é gerar dados para a implantação das bordaduras de plataformas.
No entanto o grau de complexidade está a aumentar, e ao parar um pouco e reflectir... será que não se está a complicar muito o assunto? No fundo pode-se apenas criar uma ponte entre o cálculo de alguma coisa e o ISPOL. Ou seja mecanizar cálculos que o próprio ISPOL não faz, lendo um input de ISPOL e criando um output para ISPOL. A ferramenta de traçado é bastante poderosa e adaptável, por isso fornece os dados para o cálculo e lê os dados para a implantação.
Abaixo uma vista do menu de larguras, que pode ser usado para desenhar e calcular as variações das larguras de gabaritos entre transições. Os valores do desenho são aleatórios apenas para exemplo.
Os valores de larguras / PKs podem ser calculados no programa Python e exportados para um formato do ISPOL.
Podemos desenhar as variações em planta, e pedir uma listagem:
O ISPOL tem algumas possibilidades de calcular os gabaritos ou pelo menos a variação, mas é um campo que não tenho explorado.




Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.