Extrair altimetria desde o Google Earth - método alternativo

Extrair altimetria desde o Google Earth - método alternativo

Desta vez, mostro como extrair altimetria desde o Google Earth, de um modo alternativo ao que pode por exemplo fazer o ISPOL "internamente".

Serves


Tudo inicia pela zona escolhida ou zona de trabalho.

No caso apresentado, foi a zona do vértice Geodésico de 1ª ordem, Serves, a Norte de Lisboa.


Sobre a zona escolhida, traçamos um caminho, a simular por exeplo um voo de drone. Note-se que o Google Earth vai adicionando muitos pontos ao caminho. O padrão de recolha de pontos pode ser este ou outro, com maior ou menor densidade, depende de cada caso.


O ficheiro armazenado no Google Earth ficará com o seguinte aspecto, em 3D:


O passo seguinte é gravar um ficheiro KML com esse caminho escolhido. Se editarmos o ficheiro KML, é um ficheiro de texto em formato semelhante a XML, observamos que tem longitude e latitude mas não tem elevação.


Os dados de elevação, são adicionados na transformação de KML para GPX, por exemplo no site GPSVisualizer. Onde é importante na parte inferior da janela escolher um modelo DTM adequado.



Agora o ficheiro GPX tem já informação de elevação, ou altitude. O ficheiro GPX é também um ficheiro de texto no formato semelhante a um XML.



Agora outra parte do processo que pode ser realizada no ISTRAM ISPOL ou em outro software que permita ler o ficheiro GPX, e georeferenciar e transformar para coordenadas locais se necessário.


No exemplo, estou em Portugal com o sistema de coordenadas ETRS89, e com transformação para WGS84 (origem do Google Earth).

Agora abre-se o ficheiro GPX no ISTRAM.


E aqui o resultado de passar o KML - GPS - EDM , que estaria transformado para ETRS89.

Agora recorrendo ao menu de Topografia, transformam-se as linhas em elementos de topografia. No exemplo creio que poderia ter apagado as linhas/malhas e deixado os pontos soltos para não restringir a criação dos triângulos. Por outro lado o excesso de pontos pode poluir um pouco o processo.


O resultado após gerar as curvas de nível:

Vista 3D:

E finalmente, se quisermos, exportar as CN para GE e sobrepor o resultado:



Tomei conhecimento deste método numas pesquisas que fiz na net.


Algum comentário?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Python - Automatização em ISPOL

Linha do Oeste - Breve visita

AMV – Aparelhos de Mudança de Via