História da Linguagem Python
A linguagem de programação Python, muito na moda actualmente, foi criada há mais de 30 anos, em 1989, por Guido van Rossum na Holanda.
Guido van Rossum trabalhava no Centrum Wiskunde & Informatica (CWI) em Amesterdão. Ele trabalhava numa linguagem chamada ABC, mas dedicou-se a criar uma outra linguagem que lhe agradasse mais, e que interagisse com o sistema operativo Amoeba.
![]() |
| Foto Wikipedia |
É uma linguagem de programação interpretada, tal como por exemplo a Lua, é uma linguagem de alto nível e livre. Actualmente Python tem mais de 63500 pacotes, que permitem fazer de tudo, desde Inteligência Artificial a Paginas Web, passando pelas utilizações mais tradicionais destas linguagens de programação.
Porque se chama Python, e porque o logotipo associado à linguagem é uma pitão?
O nome vem dos humoristas Monty Python’s Flying Circus, pois a empresa onde ele trabalhava geralmente associava os nomes de projectos a séries de televisão, e como ele era fã da série, ficou o nome Python.
O logotipo pelo que se diz foi apenas uma ideia da editora O´Reilly que tinha o hábito de usar animais nas capas dos seus livros e sugeriu colocar a cobra na capa do primeiro livro "Programming Python".
![]() |
| Imagem Amazon |
Van Rossum já ganhou alguns prémios, trabalhou na Google e na Dropbox.
A versão actual do Python é a 3.9.1
Exemplo de código do site oficial:
# For loop on a list
>>> numbers = [2, 4, 6, 8]
>>> product = 1
>>> for number in numbers:
... product = product * number
...
>>> print('The product is:', product)
The product is: 384
Pode conhecer mais sobre a linguagem em:


Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.