Opções de Interação com o CAD (Programação)
Quase desde sempre, os utilizadores avançados do CAD e em especial do produto da Autodesk, procuraram formas de agilizar algumas tarefas, introduzir dados, modificações, etc...
Uma das formas mais antigas de o fazer é através de um Lisp. Mas não é a única.
Nas actuais versões de CAD podemos encontrar um menu semelhante ao seguinte:
É uma das formas de carregar ficheiros que possam atender ao descrito anteriormente.
A primeira opção de "Load Application" leva-nos à abertura (por exemplo) do velho Lisp, ou Autolisp como é apelidado um Lisp para tarefas de CAD. É uma linguagem bastante antiga, que permite realizar alguma interacção com o utilizador, bem como desenhar:
O "Visual Basic Editor" e o "Run VBA Macro" estão desactivados por defeito. Até algumas versões atrás era um dos modos preferidos para Macros. Permitiam interagir e desenhar:
Resta ainda no menu, o "Visual Lisp Editor" que permite a edição de um LISP:
Fora dos menus (ou se existe não sei onde) podemos escrever o comando "Netload" na linha de comandos, que nos leva ao menu de escolha de um ficheiro DLL. São ficheiros com interacção e desenho, criados numa linguagem de programação com capacidades de DotNet (Por exemplo C#, F#, ou Visual Basic). Embora seja bastante potente, tem de estar constantemente a actualizar-se os programas antigos, fruto da evolução do próprio CAD:
Existe ainda outro caminho, através de linguagens de programação como Python, Lua, R ... que tentam funcionar com o CAD de forma ainda não oficial.







Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.