Intercâmbio de informação LandXML ou IFC
Hoje no meu trabalho deparei-me com um caso de receber um projecto no formato completo nativo de outro programa de traçado. Ou seja, o programa em causa, o CLIP, resume tudo a um ficheiro, nele supostamente está toda a definição de um projecto de ferrovia ou rodovia. Algo similar a um DWG de Civil3D.
Eu trabalho com ISPOL, que importa os ficheiros das "definições parciais" do CLIP, um ficheiro de directriz PLT; um ficheiro de rasante ALZ ... Já pedi que me enviassem os respectivos ficheiros por separado.
Podiam estes ficheiros por separado serem substituídos por um ficheiro LandXML ou um ficheiro IFC?
O ficheiro de formato LandXML certamente que é possível, agora o formato IFC só quando surgir a versão "alignment".
Imagem de BuildinSmart |
Os ficheiros LandXML estão na versão 2.0 e incluem as definições de eixos em planta e alçado bem como outros atributos como as sobreelevações. Além de claro poderem conter/ser um ficheiro de simples pontos do terreno ou uma triangulação, as unidades de trabalho, secções transversais etc.
Os ficheiros IFC estão nas versões 4, em múltiplas sub-versões. Sendo a versão 4.0.2.1 a versão oficial, só pelo nome da versão se avaliza bem a confusão que isto gera... Ainda a confirmar, mas estas versões suportam o alinhamento em planta e a rasante, deixando de fora a sobreelevação. Esta só é observável, ou dedutível pela representação 3D da plataforma.
Propriedades naturais de projectos de Ferrovias; Rodovias; Pontes e Túneis, só para a versão 5.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.