Revisão de projecto em BIM - Divagação
Como seria rever um projecto (geométrico) em BIM?
Diga-se primeiro que não temos ainda o standard IFC definido para uma revisão de geometria, talvez quando se implemente o IFC Road / Rail.
No caso de o projecto ter sido executado por uma empresa com um software, e a revisão ser outra empresa (como convém) e usar outro software o ideal era que a troca de informações se fizesse por um standard, IFC, ou nos dias presentes ainda com LandXML.
O revisor não teria mais que abrir o IFC, e com um software adequado, por exemplo ter ao seu dispor uma programação que lhe permita analisar uma série de pontos que o projectista também poderia analisar, mas com um detalhe maior, e/ou outros pontos importantes.
Não se trabalharia com PDF ou conversores de ficheiros, ou nem sequer com ficheiros nativos de um programa de traçado. A programação sobre o IFC poderia gerar um relatório de forma automatizada.
Sempre validado pelo técnico com competência, e haverá sempre aspectos impossíveis ou muito difíceis de implementar de forma automática. Pois como se costuma dizer, o BIM adiciona competências aos técnicos.
Facilidades e complicações.
Para um assunto como medições, num software agregador como o NavisWork poderemos facilmente ter as medições, mas estas são já um produto final, e na sua maior parte atributos dos objectos do modelo. Se uma camada de pavimento medir 600 m3 e na realidade ela tiver 550 m3 há forma de o confirmar?
Como se poderia por exemplo rever um projecto de centenas de quilómetros quando não há capacidade computacional para isso? Ainda se lhe adicionarmos as nuvens de pontos com as suas centenas de milhões de pontos... Conseguiríamos verificar se por exemplo a superficial foi bem integrada no modelo do projecto?
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.