IFC formatos BIM abertos e extração de dados

IFC formatos BIM abertos e extração de dados

A partir do momento em que podemos aceder a dados/informação de um modelo BIM em formato aberto, as possibilidades são imensas.


No exemplo que demonstro, exportei desde o ISTRAM o projecto Q2, apenas o eixo 2, ramal, e abri com a ajuda do OpenIFCViewer (gratuito) o modelo gerado.

Neste modelo podemos percorrer as várias características do IFC. Desde nomes de itens para medição bem como áreas e volumes, que podem ser usadas para mais tarde montar um esquema de medição...faltaria como sempre a aceitação das entidades estatais, mas essa é outra guerra...

Com o apoio do módulo ifcopenshell e com Python podemos aceder a várias propriedades do IFC, podendo selecionar por exemplo medições ou outras características.


Na imagem abaixo a vista com as propriedades do modelo:


E com umas linhas de programação podemos extrair estas simples informações desde o modelo:



Parece ser algo muito simples, em certa parte é. Mas veja-se o potencial desta situação, podemos criar medições à medida da empresa / trabalho/ projecto. Não esquecer que a medição que aparece no modelo resulta de um projecto prévio, de maior ou menor detalhe. Nesta fase todos os intervenientes vêm as mesmas quantidades não há lugar a erros e omissões...
Podemos inclusive por este método corrigir ou adicionar características ao modelo IFC.
Tudo isto com ferramentas livres, potenciando a metodologia BIM e valorizando o profissional envolvido.

Cumprimentos




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Python - Automatização em ISPOL

Linha do Oeste - Breve visita

AMV – Aparelhos de Mudança de Via