Avançar para o conteúdo principal

Utilidades ISPOL

Utilidades para ISPOL

Em desenvolvimento um programita com várias utilidades / conversores para ISPOL.

Para os próximos tempos, vou desenvolver e apurar este programa. A ideia é ter algo à mão (em vez de disperso por vários programas mais pequenos) algo que me permita realizar uma série de transformações.
Por exemplo no cálculo de nós rodoviários, será preciso colocar no ISPOL algo de rasantes deduzidas, sobreelevações deduzidas, espinha... e adicionar também outras coisas.

O aspecto do programa agora é este:



Já se vêm os botões para os ficheiros referidos anteriormente, e também quero colocar algo para as PHs.

Do lado esquerdo o painel de dados, que variam conforme a utilidade / conversão que desejamos. Estes dados podem vir de uma folha de cálculo ou ficheiro de texto, ou editáveis na própria janela.


Vários exemplos já funcionais (preliminar).


Pkz ficheiro para rasantes, dado o pk e cota de cada ponto o ISPOL depois traça uma rasante nesses pontos:

0 1050
250 1055
500 1025
750 1020
1000 1035
1250 1030





Ficheiro de Pontos de passagem / passo, com o pk cota e outra informação o ISPOL coloca esses pontos na rasante para servirem de referência:

0 1045 Cota1
250 1050 Cota2
500 1045 Cota3
750 1055 Cota4
1000 1040 Cota5
1250 1070 Cota6




Ficheiro de sobreelevações, com pk e valor de sobreelevação, o ISPOL constrói depois a variação linear entre os pontos dados. Neste caso o dado é único para a esquerda e direita, está pensado para ramos de nós:

0 1045 Cota1
250 1050 Cota2
500 1045 Cota3
750 1055 Cota4
1000 1040 Cota5
1250 1070 Cota6



Ficheiro com dados para desenhar uma espinha na planta cotada. O ISPOL já faz isto para equidistâncias ao longo de um eixo, mas neste caso interessava desenhar em pks de dedução, mais uma vez pensado para ramos de nós. Aqui a variedade é muito grande e teria de se adaptar a programação ao caso concreto. Varia a LIB; a rotação dos números...

0.000
8.350
16.500
23.504
34.562
51.000






Está encaminhado, mas ainda falta muita coisa, não há pressa.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se