Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2022

BIM - Curva de MacLeamy

BIM - Curva de MacLeamy Ter bem presente a finalidade da metodologia BIM é ter presente a direcção a tomar. A curva de MacLeamy bastante divulgada e da qual também tenho uma versão neste post tem um objectivo: Abrir portas a um novo paradigma, a uma nova maneira de pensar os projectos e obras. Infelizmente como já sabemos Portugal segue na segunda divisão BIM. Adiante... Tomando o gráfico como rumo, podemos ver que ao contrário da metodologia tradicional, o BIM investe o seu "volume" da curva de esforço nas fases iniciais de um projecto e obra. Requer um investimento inicial maior para com isso obter um modelo que seja depois facilmente alterável e flexível o quanto baste, para além de perdurar no tempo o seu uso. Pode em muitos casos necessitar de um investimento anterior ao Estudo prévio, ou seja, preparar equipas e meios para entrar no mercado. Nestas fases iniciais abertas a mais mudanças e ajustes o impacto económico acaba por ser menor, sendo possível com a visualização

Programa para calcular pontos sobre recta inclinada

Programa para calcular pontos sobre recta inclinada Já tinha feito uma versão em Python, agora em tecnologias Web. Há umas semanas tinha feito uma versão deste mesmo programa com a linguagem Python. Agora fiz o mesmo com as linguagens web, digamos, HTML CSS JS. A funcionalidade é a mesma. Ter um programita que permita por exemplo no caso de um trainel de rasante a tantos % de inclinação, calcular a cota e pk com qualquer desfasamento em relação a um ponto conhecido. Pode ter o menu de rasante do ISPOL interagir com este programa fazendo copy paste nos campos editáveis. No programa não aparece pk cota, mas sim x e y, pode-se portanto também usar para alguma recta com determinada inclinação no plano xy (como distância x azimute ...). A nova interface é a seguinte: E a interface antiga era esta: Com o Javascript não se coloca de imediato o problema de trabalhar com números flutuantes que descrevi num post anterior: https://jcoimbras.blogspot.com/2021/12/aparentes-erros-com-ponto-flutuante

ISTRAM - Sistemas de Coordenadas

ISTRAM - Sistemas de Coordenadas O ISTRAM ISPOL possui milhares de coordenadas e transformações embutidas para que possa trabalhar no sistema de coordenadas adequado ao projecto. Além de georeferenciar correctamente o projecto pode também realizar transformações entre sistemas de coordenadas, ou exportar para o popular Google Earth. Dois exemplos dos quadros de sistemas CRS (Coordinate Reference System) que pode escolher: Pode consultar toda a informação referente aos sistemas de coordenadas na página web: https://epsg.org/home.html Como exemplo uma consulta por "Datum 73" o antigo sistema de coordenadas usado em Portugal:

Ferrovias a funcionar em Windows

Ferrovias a funcionar em Windows Coloquei a minha aplicação de cálculo de parâmetros dinâmicos e geométricos a funcionar no Windows. Com o Neutralino JS tenho uma aplicação funcional de cálculo. Um caso real e não mais um exercício teórico como se vê por aí, não é que sejam maus mas este é um caso prático. Faltaria eventualmente trabalhar o aspecto gráfico, e talvez alguma funcionalidade de escrever e/ou ler algum ficheiro com os dados de entrada ou calculados. Também falta um ícone adequado. O tamanho ocupado, sendo um webview é bastante pequeno, com os 4 ficheiros necessários, temos menos de 3 Megabytes: A seu tempo vou colocar algumas melhorias.

Tabelas com parâmetros Geométricos e Dinâmicos - Ferrovias

Tabelas com parâmetros Geométricos e Dinâmicos - Ferrovias Apenas para deixar algumas tabelas com vários valores possíveis. Apenas servem para ter uma ideia da ordem de grandeza de valores.

ISPOL - Dividir linha por medida

ISPOL - Dividir linha por medida Podemos usar as utilidades do ISPOL para usos por vezes menos obvios. No caso de hoje, pretende-se ao longo de uma linha de eixo, colocar uns blocos espaçados de igual forma, para posteriormente medir a sua quantidade. Pode ser para sinalização; catenária; algum tipo de instalações ou caixas; soldaduras; pinturas ... Podemos ir ao CAD fazer um copy paste do bloco, medir etc... ou arranjar uma lisp.. penso que directamente o CAD apenas divide uma recta ou polilinha em x segmentos... não havia um measure ou coisa parecida? Bom, a solução flexível dispondo das ferramentas de ISPOL é ir às utilidades relacionadas com as linhas. Exporta-se / isola-se a parte do desenho a trabalhar, e importa-se o dwg no ISPOL. Com isto, e tendo atenção ao sentido da linha, vamos ao menu do ISPOL para dividir a linha em x metros e colocar um bloco qualquer. Agora importa-se para um desenho CAD junta-se o bloco final, e substitui-se um por outro. Agora podemos por exemplo sele

Ferrovias - Geração de tabelas de parâmetros

Ferrovias - Geração de tabelas de parâmetros Uma das mais valias pensadas é a geração de tabelas de parâmetros (dinâmicos ou não). O objectivo era ter uma tabela com determinados intervalos de velocidade, dependente dos valores calculados pelo utilizador. Assim gera-se uma tabela automática e ajustável com os inputs do utilizador. Faltam pormenores como por exemplo arredondar os valores por excesso, mas essa já é uma fase de detalhe. Eis um exemplo dos dados lidos da tabela e copiados para uma folha de cálculo:

ISPOL - Configurações Brasil

ISPOL - Configurações Brasil O ISPOL tem a capacidade de se adaptar aos diferentes requisitos de projectos e países. Uma das configurações possíveis é configurar o programa para trabalhar ou apresentar os quilómetros das directrizes dos eixos por Estaca em vez de por PKs como é usual por exemplo em Portugal e Espanha. Acede-se ao menu de configurações: Com as opções acima, podemos ler o eixo em estacas em vez de pks, como mostrei no post anterior. Também podemos configurar o programa para apresentar as listagens em Estacas do seguinte modo: Seleccionar Brasil.

ISPOL - Configurações

 ISPOL - Configurações O programa permite uma imensidão configurações. Esta característica permite adaptar-se não só ao gosto e necessidade do utilizador, mas também aos diversos requisitos dos vários países onde é necessário realizar algum projecto. No simples exemplo que trago hoje podemos ver: - Linhas com larguras de vias e bermas. Mesmo numa fase de desenho dos eixos em planta, directrizes, podemos ver a ocupação real da estrada, e a sua interferência com outras entidades. - Cores diferentes para os alinhamentos. De uma forma imediata, identificar rectas clotóides e curvas de modo a avaliar a composição de um eixo, e por exemplo avaliar as suas proporções. - Informação de PK ou de Estaca.

Ferrovias em Python e Javascript

Ferrovias em Python e Javascript Comparação do mesmo programa com duas linguagens diferentes, #python e #javascript com o mesmo resultado como seria de esperar. A de Python está terminada (95%) e a de Javascript tem apenas este menu a funcionar. Em Javascript é mais fácil desenhar um layout estático do que em Python, e quanto a mim o código organiza-se melhor. O Python, neste caso específico em que quero fazer uma app para funcionar em #desktop #windows , é mais fácil de produzir. Em ambas posso desenvolver em #Linux #Ubuntu #xubuntu ou Windows 10. Em tamanho dos ficheiros finais, a de Windows será um pouco maior, mesmo usando o #neutralino em vez do #electron , pois precisa do mínimo para funcionar um #webview .

Neutralino JS - App Ferrovias (Linux)

Neutralino JS - App Ferrovias Neutralino é uma biblioteca para JS, com o objectivo de construir uma app desde HTML CSS JS. Com o objectivo de aproveitar os conhecimentos de HTML CSS JS (não que sejam muitos) andei atrás de algo que me passasse o que possa criar num navegador para uma APP de desktop Windows. Após alguma luta com a instalação de NPM NODE e amigos lá consegui correr a aplicação desde o meu modesto Xubuntu: A aplicação já estava a funcionar em modo de navegador, apenas queria ver se conseguia que funcionasse com o neu run.

Neutralino JS - App Ferrovias

  Neutralino JS - App Ferrovias Neutralino é uma biblioteca para JS, com o objectivo de construir uma app desde HTML CSS JS. Com o objectivo de aproveitar os conhecimentos de HTML CSS JS (não que sejam muitos) andei atrás de algo que me passasse o que possa criar num navegador para uma APP de desktop Windows. Esbocei o início da app de calculo ferroviário com as tecnologias web client-side. Já tenho a app a funcionar com Python. Esta linguagem em conjunto com o Tkinter tem a dificuldade de acertar na interface gráfica, é difícil que se adapte às diversas resoluções de monitores, e o aspecto geral parece antiquado, embora funcione (é o importante). A incursão no caminho web é precisamente pelo aspecto gráfico que proporciona. Após a resolução de dificuldades de leitura e escrita de ficheiros com o Neutralino, consegui avançar e mesmo que esta app não use no futuro a leitura e escrita, era essencial que conseguisse esse objectivo para futuros desenvolvimentos que se seguirão a este e man

Neutralino JS

Neutralino JS Neutralino é uma biblioteca para JS, com o objectivo de construir uma app desde HTML CSS JS. Com o objectivo de aproveitar os conhecimentos de HTML CSS JS (não que sejam muitos) andei atrás de algo que me passasse o que possa criar num navegador para uma APP de desktop Windows. Existe o Electron, mais conhecido e poderoso, mas um Hello World! ocupa quase 150 mb, um absurdo. Andei a ver outras opções de encapsular o HTML dentro de um Webview, há algumas soluções complicadas e outras pagas, e outras com um resultado depois de muitas voltas. Assim andei a tentar o Neutralino. O que funciona directo no browser e que suscita mais dúvidas e que preciso que funcione é a leitura e escrita de ficheiros de texto. No Neutralino não se aproveita a API do Javascript, portanto há que criar novas funções para leitura e escrita, foi o que levou mais tempo. async function lerN(){ let entries = await Neutralino.os.showOpenDialog(' Abrir um ficheiro', {     filters: [       {name: &

Primeira abordagem a redes neurais

Primeira abordagem a redes neurais Um pequeno relato desta primeira aventura. Com resultados abaixo do esperado. Sendo o assunto da Inteligência Artificial um tema actual, resolvi começar a pesquisar alguma coisa... primeiro no Youtube. No youtube há muita coisa em diversos idiomas. Percebe-se que a Inteligência Artificial é como dizem alguns, um grande guarda chuva que acolhe muitas disciplinas. Um dos vídeos mais interessantes é o do canal Ringa Tech, que usa Javascript e a biblioteca Brain.js para exemplificar de forma clara, uma rede neural simples, com cores de fundo e cores de texto. https://www.youtube.com/watch?v=UNFFLJPW7KQ Uma ideia de aplicação, seria determinar a distância de qualquer ponto de um triângulo ao seu centro de massa. Fiz uma janela em Python para depois iniciar sobre ela a rede neural: Como estou a usar fundamentalmente o Python na programação, tentei fazer a correspondência para esta linguagem. O Brains.js não tem equivalente simples que eu encontrasse. Tentei