Avançar para o conteúdo principal

Automatização ISPOL - Larguras

Automatização ISPOL - Larguras

Desta vez relato um pouco o processo de gerar anotações para as larguras entre vias e vias e muros.


Num dos processos com que deparei recentemente no ISPOL, havia que gerar as larguras entre várias vias e os muros que as limitam. Isto pode-se gerar no próprio ISPOL com por exemplo "larguras por linhas" mas torna-se um processo moroso e por vezes com erros de difícil despiste.

Assim o caminho natural foi usar algo que o ISPOL produzisse bem e transformar esse produto pela programação de modo a obter o resultado desejado.


Como dado ou desenho de partida, tenho um EDM devidamente arranjado, com as linhas necessárias, e o detalhe necessário. Os detalhes ficam no segredo profissional.

Linhas ISPOL


Este EDM é depois cortado segundo uma directriz central, e aproveita-se o resultado que é o ficheiro de perfis transversais, como se mostra de seguida uma parte.
perfis

Neste ficheiro aplico então um programa em Python para detectar as larguras entre as diversas entidades (linhas) e no qual se entra em conta com as possibilidades de haver ou não tais linhas na esquerda / direita e outras linhas. O programa neste momento tem em conta 3 linhas do lado esquerdo da directriz e 4 no lado direito.

python

O resultado, output, é um ficheiro de script para Autocad, que está preparado com as linhas de muros e das vias, e "coloca em cima" as linhas transversais pks e textos das larguras.

CAD Larguras


E aí está mais um exemplo da potencia de associação da programação ao programa de traçado ISPOL ISTRAM.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se