Automatização ISPOL - Larguras

Automatização ISPOL - Larguras

Desta vez relato um pouco o processo de gerar anotações para as larguras entre vias e vias e muros.


Num dos processos com que deparei recentemente no ISPOL, havia que gerar as larguras entre várias vias e os muros que as limitam. Isto pode-se gerar no próprio ISPOL com por exemplo "larguras por linhas" mas torna-se um processo moroso e por vezes com erros de difícil despiste.

Assim o caminho natural foi usar algo que o ISPOL produzisse bem e transformar esse produto pela programação de modo a obter o resultado desejado.


Como dado ou desenho de partida, tenho um EDM devidamente arranjado, com as linhas necessárias, e o detalhe necessário. Os detalhes ficam no segredo profissional.

Linhas ISPOL


Este EDM é depois cortado segundo uma directriz central, e aproveita-se o resultado que é o ficheiro de perfis transversais, como se mostra de seguida uma parte.
perfis

Neste ficheiro aplico então um programa em Python para detectar as larguras entre as diversas entidades (linhas) e no qual se entra em conta com as possibilidades de haver ou não tais linhas na esquerda / direita e outras linhas. O programa neste momento tem em conta 3 linhas do lado esquerdo da directriz e 4 no lado direito.

python

O resultado, output, é um ficheiro de script para Autocad, que está preparado com as linhas de muros e das vias, e "coloca em cima" as linhas transversais pks e textos das larguras.

CAD Larguras


E aí está mais um exemplo da potencia de associação da programação ao programa de traçado ISPOL ISTRAM.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Python - Automatização em ISPOL

Linha do Oeste - Breve visita

AMV – Aparelhos de Mudança de Via