Falta de profissionais - Engenharia
Esta é a segunda versão de um post anterior que fiz no Blogue:
https://jcoimbras.blogspot.com/2022/05/falta-de-profissionais-ferrovias-e.html
Na continuidade então do texto anterior, continuo a notar na minha área de actuação a falta de profissionais, qualificados.
Como teorizei anteriormente, houve um período de falta de obras e projectos, que levou as pessoas a desviar-se da carreira de projecto. Mesmo dentro da àrea de Civil, a opção foi por outras especialidades.
O conhecimento e a experiência, creio que têm agora uma lacuna gigante. Esta lacuna está a ser preenchida por parte das empresas, por gente nova, que precisa de orientação.
Resultado?
O profissional experiente, em vez de ser ajudado tem de ajudar, a empresa com mais mão-de-obra gasta mais horas para uma produção que não é proporcional. Tudo isto num cenário de grande aperto. Estas situações como outras deveriam ter sido acuateladas com o tempo devido para estas coisas.
Vejo além do horizonte que o mesmo cenário se vai concretizar numa qualquer transição forçada para o BIM. Quando o Governo / Estado / Empresas acorarem ou forem acordados para a necessidade ou obrigatoriedade de mudar para a metodologia BIM vamos cair num caos semelhante.
Mais uma vez, digo, tem de ser o profissional a cuidar das suas competências, e colocar-se mais à frente da visão da própria empresa.
#BIM #emprego #engenharia #ISPOL #ISTRAM #CAD #trabalho #trabajo
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu contacto.