Avançar para o conteúdo principal

TXT para XLSX com programação

TXT para XLSX com programação

Quando há algum trabalho de repetição a realizar, entra em cena a possibilidade de o realizar através de alguma rotina de programação.

Numa das recentes tarefas era necessário transformar vários ficheiros de resultados do ISPOL, de tipo texto, com a típica extensão RES em ficheiros de Excel para apresentação ao cliente.

Há várias abordagens possíveis, desde logo importar dento do Excel cada ficheiro, passar o texto separado por espaços para colunas... um trabalho repetitivo que pede programação.

A transformação seria algo deste tipo:

res xlsx

Os ficheiros de ISPOL são ficheiros de texto, neste caso encolunados, portanto fáceis de "separar" em programação.

A minha primeira abordagem foi o VBA. Com umas fontes da Net consegui fazer o algoritmo para seleccionar todos os ficheiros de uma pasta, com determinada extensão e transformá-los em ficheiros de Excel.

Uma velha linguagem. Há quem diga que está em vias de extinção já que nos Office 360 não se aplica, e existem extensões para usar o Javascript, que acaba por ser uma linguagem adequada a qualquer coisa que funcione em nuvem.

Aqui um extracto do VBA usado:

vba

Depois com algum tempo, fiz algo semelhante em CSharp, pois estou a investir parcialmente nesta linguagem. O defeito é ser mais dura de programar que em VBA e ter de levar atrás do executável os ficheiros DLL. O meu algoritmo é um pouco lento, poderia ser melhorado com uma revisão do código.

Um exemplo do C#:

c#

E finalmente fiz também algo semelhante em Javascript. Não usando o Node que complica a instalação e divulgação, usei uma livraria externa, que implica o uso de internet. A grande vantagem é a facilidade de programação e uso de uma interface gráfica proporcionada por uma página web.

Um exemplo do código em Javascript:

javascript


Cumprimentos

Comentários

  1. hola me podrían compartir por favor gracias de antemano le dejo mi correo branjorcu_94@hotmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contacto.

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais

ISPOL CAD CSharp - Fila de estratigrafia nos perfis longitudinais No corrente exercício, foi necessário agilizar o desenho do texto das camadas nos perfis. fonte : https://www.youtube.com/watch?v=PBEX1SFv8hk O modo de apresentação dos perfis quilométricos para a SCiT assim o requere. O trabalho de copiar a informação da tabela de geotécnia de Curva Masa para o desenho, se feito de forma manual consome bastante tempo. E como estas tabelas costumam sofrer alterações ao longo do projecto é um ponto a favor de alguma programação. Esta poderia ser apenas a transformação de dados do Excel para o ISPOL. O objectivo final é transformar a tabela acima, numa informação gráfica como o exemplo genérico seguinte: No menu de Tablas de Textos do ISPOL, encontrei uma limitação de número de caracteres, o que impede a copia directa de informação do Excel para o ISPOL. Assim pensei em adicionar algo mais ao planeado na programação. No ISPOL coloca-se um marcador para cada intervalo, que depois em CAD se