Avançar para o conteúdo principal

AutoCAD developer update for 2024

AutoCAD developer update for 2024

Novidades para quem programa em Autocad

Uma das condicionantes da programação em Autocad, é estar sujeito às mudanças quer dos formatos DWG quer das API.
Ao que parece a versão para 2024 não trará alterações para a maior parte dos casos.

Podem consultar o artigo original em:

O formato de DWG será compatível, e as aplicações desenvolvidas para 2020 ou anteriores devem ser recompiladas.

Texto parcial:

Important updates for AutoCAD 2024
DWG file format compatibility
No Change

API binary compatibility
Maintained for AutoCAD 2024
AutoCAD 2024 is a binary compatibility release. ObjectARX applications developed for AutoCAD 2021, AutoCAD 2022, or AutoCAD 2023 shouldn't need to be recompiled. Applications developed for AutoCAD 2020 and earlier releases will need to be recompiled.

Development Environment
Visual Studio 2022 v17.2.6
New ObjectARX applications built for AutoCAD 2024 will use VC143 toolset, however applications built with previous toolset VC142 is also compatible with AutoCAD 2024
.NET Framework v4.8

LISP Support for AutoCAD LT
We are enabling end-user LISP support for AutoCAD LT

Estes assuntos dos plugins que ficam desactualizados, é uma espinha que me faz procurar sempre que possível um sistema compatível com vários softwares e ou que não dependa directamente do ambiente de programação agarrado ao Autocad.
Por isso tento ir para caminhos como a geração de scripts (SCR files) e o uso quando adequado do Javascrip+HTML para criar desenhos no próprio Autocad.

Mais uma vez parece que o dito programador desenrascado, vulgo engenheiro de outra coisa, tem de estar sempre atento.

No que diz respeito à API de Javscrip aparentemente não teve melhorias, estando limitada a não interagir com a base de dados do Autocad:

Pode consultar todas as novidades em:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

C# - Viadutos Excel - ISPOL

C# - Viadutos Excel - ISPOL Ler dados do Excel e passar a informação para o ISPOL é um ganho de produtividade e organização. Desta vez, apresento uma utilidade que lê um ficheiro Excel, e transforma os dados para o menu de estruturas do ISPOL. Partindo de um Excel organizado, por pks eixos e espessuras da estrutura etc... como o seguinte: Elaborei um programita em CSharp: Este programa funciona em modo "DOS" não tem uma interface gráfica de janelas: O programa cria os ficheiros necessários, o Excel pode estar organizado por eixos, e o programa guarda um ficheiro para cada eixo: O resultado depois de abrir o ficheiro em ISPOL é o seguinte: Com as alterações ao projecto pode-se manter um ficheiro de apresentação e controlo em Excel.

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google

Politica de privacidade das aplicações colocadas na Play Store do Google. As aplicações não recolhem qualquer dado do utilizador nem a armazenam ou partilham com terceiros. Não recolhem a localização nem a armazenam ou partilham com terceiros. Alguma informação sobre os utilizadores que possa chegar ao programador por via da Play Store, será tratada de acordo com toda a confidencialidade, e não fornecida a terceiros. Obrigado.

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM

ISPOL - Areas de linhas fechadas CAD + ISTRAM Por vezes em CAD deparamos com alguns problemas em determinar as áreas de linhas que aparentemente estão fechadas ou contíguas, mas na verdade não estão. Mostro a introdução do ISTRAM num fluxo de trabalho de medição de áreas em CAD. Vista 3D do exemplo Como se mostra na primeira imagem, gerei uma rotunda de forma rápida em ISPOL. Em CAD, suponhamos que queremos medir as áreas em planta de pavimentos, passeios... Depois de uma limpeza e algum tratamento ao picar na área que aparentemente está fechada, que poderia representar a berma ou um passeio, temos um aviso comum no CAD, as linhas não têm continuidade. Neste caso em mais de uma situação, e na figura, apenas para a "área inferior". Linhas em CAD Podemos introduzir no fluxo de trabalho o ISTRAM, se a ele tivermos acesso. Podemos fazer um copy paste directo (linhas) do CAD para o ISTRAM. As mesmas linhas em ISTRAM Um primeiro passo pode ser filtrar e tratar o desenho, unindo de