Bitolas - Breve apontamento
As bitolas de vias férreas são um dos parâmetros mais importantes no projecto geométrico.
A bitola é a distância medida entre as faces interiores dos dois carris, no caso nacional e 15 mm do plano de rodagem.Estes pontos de referência para a medição variam de país para país.
A classificação das vias segundo a bitola pode ser:
- Via normal (exemplo 1435 mm)
- Via larga (exemplo 1668 mm)
- Via estreita (exemplo 1000 mm)
Estas também se designa por Standard; Ibérica e métrica.
Vantagens de uma via com bitola menor:
- Permite curvas horizontais de maior raio
- Menor largura da plataforma e construção mais económica
- Material circulante menor, mais barato
Vantagens de uma via com bitola maior:
- Maior capacidade de transporte (material mais largo)
- Velocidades mais elevadas de circulação (mais estável)
Poderá haver uma sobrebitola em caso de curvas de raios menores.
Em inglês diz-se Gauge.
Em espanhol diz-se Ancho.
A GR.IT.VIA.023 tem aplicação nas Bitolas 1668 mm e 1435 mm bem como a via algaliada a 3 carris.
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