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Opções de Interação com o CAD (Programação)

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Quase desde sempre, os utilizadores avançados do CAD e em especial do produto da Autodesk, procuraram formas de agilizar algumas tarefas, introduzir dados, modificações, etc... Uma das formas mais antigas de o fazer é através de um Lisp. Mas não é a única. Nas actuais versões de CAD podemos encontrar um menu semelhante ao seguinte:  É uma das formas de carregar ficheiros que possam atender ao descrito anteriormente. A primeira opção de "Load Application" leva-nos à abertura (por exemplo) do velho Lisp, ou Autolisp como é apelidado um Lisp para tarefas de CAD. É uma linguagem bastante antiga, que permite realizar alguma interacção com o utilizador, bem como desenhar: A opção seguinte de "Run Script" abre a janela para carregar um ficheiro *.scr são ficheiros estáticos, com ordens de desenho. Por exemplo desenha uma linha de x a y ... entre outras possibilidades. MAs sem interacção com o utilizador. Bastante útil para desenhos que sejam o produto de operações feitas c...

ISPOL - Depurar Cartografia

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Desta vez falo sobre mais uma grande utilidade presente no ISPOL ISTRAM. Dentro das variadas ferramentas para lidar com Cartografias (entenda-se também cartografia como o desenho produzido por uma obra linear), temos a "Depurar Cartografia". Entre as várias operações que permite, destaco a "Apagar Repetidos". Serve para eliminar entidades que lidas de uma cartografia (EDM ou DWG) possam estar repetidas, ou também, por descuido ou por outro motivo que leve a haver por exemplo pontos (símbolos) ou linhas repetidas. Já me ocorreu de querer apagar as entidades repetidas de um grande desenho em CAD,e ficar com o CAD parado devido ao algoritmo que usa e ao desenho "pesado". Também se podem ver outras utilidades para apagar linhas soltas (pequenas), ou unir linhas (muito útil), entre outros.

BIM a marcar passo?

BIM a marcar passo? Assisti há um par de dias a mais um seminário virtual sobre BIM. O apresentador expôs o que se passa no Chile, o seminário era dirigido para a República Dominicana, promovido pelos do ISTRAM ISPOL. O apresentador referiu que todas as concessões rodoviárias são lançadas para concurso com a metodologia BIM, e as obras próprias da Infraestruturas de Portugal lá do sítio são também já na maior parte em metodologia BIM. Deparou-se com os já conhecidos problemas. Embora exista um BIM Execution Plan (BEP) por parte do estado e restante documentação, esta não se adapta a um projecto rodoviário ou ferroviário na sua totalidade. Assim é necessário aqui entrar alguma criatividade com métodos para que se consigam colmatar as falhas já que a maior parte de todos estes processos BIM estão vocacionados para Edificações. Adaptar classes de objectos e repectivos códigos tendo em vista um perfeito isolamento e medição de cada elemento, ou por grupos, leva a alguma personalização. Tam...

Em Home Office / Teletrabalho, os trabalhadores devem ter alguma compensação monetária extra?

No actual contexto de trabalho em Home Office / Teletrabalho, os trabalhadores devem ter alguma compensação monetária extra? Ponto prévio, em Portugal os trabalhadores deslocados para Home Office, ou trabalho remoto, recebem na integra o subsídio de refeição. Já ouvi duas correntes diferentes, os que pensam que por não se deslocarem poupam dinheiro. E os que pensam que devem ter compensação pelos gastos extra em casa. De facto, há que ache que poupa dinheiro estando em casa. Pois não terá gastos de deslocação como a gasolina de um carro, o desgaste do veículo, ou até mesmo os almoços fora ou o desgaste das roupas e sapatos. Além do benefício de ter mais folga para levar os miúdos à Escola etc. (Não tendo em conta que se pode "agarrar" o trabalhador mais ao computador fora de horas, isso seria outra discussão ...). Há quem ache por outro lado, que por estar em casa consome mais energia, alguns terão de dispor do equipamento pessoal para trabalhar (no caso da empresa não o ter ...

Alternativas ao WhatsApp?

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Principalmente nos meios de informação (ou desinformação) digitais está muito na moda o tema da mudança dos utilizadores do WhatsApp para outra aplicação de mensagens. Basta ir ao Youtube e pesquisar sobre o assunto, aparecem milhares de vídeos sobre o tema. Afinal o que se passa? Vale a pena Mudar para outra App? Que alternativas existem? Todo este alarido deve-se aos novos termos de uso do App, que segundo se fala por aí, vai partilhar os dados do utilizador (vários tipos de dados) com o Facebook, e já agora com o Instagram. Tudo da mesma casa... O Facebook e similares são grátis, mas os utilizadores pagam com os seus dados pessoais. Estas grandes empresas de tecnologia vivem dos anúncios e quanto mais dirigidos a um público alvo melhor. A questão agora é que claramente o WhatApp vai partilhar dados do utilizador como Facebook, a que nível? Pois parece que tem havido entendimentos diferentes de quem é mais informado, e parece que o próprio App tem lançado alguns esclarecimentos (ou v...

História da Linguagem Python

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A linguagem de programação Python, muito na moda actualmente, foi criada há mais de 30 anos, em 1989, por Guido van Rossum na Holanda. Guido van Rossum trabalhava no Centrum Wiskunde & Informatica (CWI) em Amesterdão. Ele trabalhava numa linguagem chamada ABC, mas dedicou-se a criar uma outra linguagem que lhe agradasse mais, e que interagisse com o sistema operativo Amoeba. Foto Wikipedia É uma linguagem de programação interpretada, tal como por exemplo a Lua, é uma linguagem de alto nível e livre. Actualmente Python tem mais de 63500 pacotes, que permitem fazer de tudo, desde Inteligência Artificial a Paginas Web, passando pelas utilizações mais tradicionais destas linguagens de programação. Porque se chama Python, e porque o logotipo associado à linguagem é uma pitão? O nome vem dos humoristas Monty Python’s Flying Circus, pois a empresa onde ele trabalhava geralmente associava os nomes de projectos a séries de televisão, e como ele era fã da série, ficou o nome Python. O logoti...

Mota-Engil dispara 7% após assinar maior contrato de sempre

Cotada está a valorizar, na sessão desta terça-feira, no seguimento de ter assinado o maior contrato de sempre. A Mota-Engil abriu a valorizar 7%, esta terça-feira, depois de ter anunciado que assinou o maior contrato de sempre. O contrato está avaliado em 1,48 mil milhões de euros (1,82 mil milhões de dólares), para a construção de uma infraestrutura ferroviária na Nigéria, segundo comunicado enviado à CMVM.  Já depois da abertura, às 8h28, as ações da Mota-Engil disparavam 8% para 1,536 euros, de acordo com o Investing. Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a construtora adiantou que "a sua subsidiária para a região de África assinou um contrato conducente à execução do projeto, à construção e ao financiamento de uma infraestrutura ferroviária na República Federal da Nigéria e na República do Níger". https://www.noticiasaominuto.com/economia/1663504/mota-engil-dispara-7-apos-assinar-maior-contrato-de-sempre